Criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1992, o Dia Mundial da Água, 22 de março, todos os anos é destinado à discussão sobre diversos temas relacionados a este bem natural tão precioso.

O Dia Mundial da Água tem como objetivo principal criar um momento de reflexão, análise, conscientização sobre problemas que atingem grande parte das fontes de água (rios, lagos e represas). E neste sábado será a vez de participar do movimento mundial “A Hora do Planeta”, que durante uma hora vai apagar lâmpadas e aparelhos eletrônicos em casas, empresas e monumentos, para criar uma consciência ambiental. O ato simbólico é coordenado pela ONG World Wildlife (WWF). No Dia Mundial da Água, mostra que 40% da captação no país são desperdiçados. Mas há bons exemplos de politicas publicas e de cidadãos que lutam pela preservação. Governo Federal anunciou liberação de R$ 100 milhões para que Estados melhorem uso de recursos hídricos.
 

Atualização do cadastro do Bolsa Família

Beneficiários do Bolsa Família devem atualizar cadastro até a próxima quarta-feira, dia 28 de março. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), os beneficiários devem buscar uma das unidades de atendimento espalhadas pela cidade para colocar a situação do cadastro em dia. Após o prazo final, as famílias que estão há dois anos ou mais sem atualizar seus dados terão o benefício cancelado. A atualização cadastral garante a continuidade do Bolsa Família e possibilita o acesso a outros programas sociais do governo federal, como o Brasil Carinhoso.

Momento certo

Segundo a imprensa, o novo livro do padre Marcelo Rossi se chamará “Kairós”, que, em grego, significa o momento certo. Na interpretação de Rossi, é o tempo de Deus. Será lançado em abril, pela Globo Livros, com tiragem de 500 mil exemplares. “Ágape”, o primeiro livro do sacerdote, vendeu 8,4 milhões de exemplares e foi editado em mais de 20 países. Programa do padre Marcelo é dos mais ouvidos na Mais FM.

Empregado doméstico já é quase luxo

Com menos profissionais disponíveis e demanda em alta, o custo de manter uma empregada doméstica está subindo muito acima da inflação e pesa cada vez mais no orçamento das famílias, tornando o serviço um artigo de luxo. Para especialistas, a elitização das mensalistas é um processo sem volta. Dados do IBGE mostram que a renda real dos trabalhadores domésticos cresceu 53,2% de 2003 a 2012, quase o dobro das demais categorias.
 

BB é condenado a pagar expurgos

Superior Tribunal de justiça (STJ) condena o Banco do Brasil ao pagamento dos expurgos da inflação do Plano Verão, de 1989. A sentença estendeu a decisão aos poupadores do banco em todo o país
 

Férias na Copa ficam a critério de cada escola

MEC encerra a polêmica e autoriza instituições de ensino a definirem o calendário escolar. Elas poderão conceder até 31 dias de recesso ou fazer ajustes durante o mundial.

Mudos

Implantado como novidade na gestão municipal, os nossos conselheiros continuam mudos. Um leitor questiona a serventia.
 

Mulher de Fibra

Hoje é dia de homenagem à Mulher de Fibra. O evento promovido pelo SESC de Iguatu chega à 16ª edição nesta sexta-feira (22). Parabéns à minha colega Rosa Vieira, bancária aposentada, que recebe a justa homenagem do SESC.

É assim mesmo

A realidade completa: deputado homofóbico (Marco Feliciano) comanda comissão de Direitos Humanos e senador com fama de desmatador (Blairo Maggi) preside comissão de Meio Ambiente. Politico renuncia pra não ser cassado. E tem mais.
 

Coincidências

Um internauta lembrou que “Papa Argentino” tem 13 letras. Papa Francisco também. O Papa, nomeado no dia 13, tem 76 anos (7+6=13). Logo, o Papa é do PT e nomeado por Lula que optou pelos pobres.

*Silvani Soares é bancário e radialista