Brasil
A estimulação por cursos superiores pode vir da educação profissional
A educação profissional tem sido um fator motivador para que os estudantes continuem seus estudos. Com base em dados que apontam essa tendência, observados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o governo federal busca identificar os elementos que contribuíram para evitar a evasão escolar e incentivar os alunos a também buscarem cursos superiores.
A educação profissional foi criada com o objetivo de preparar os estudantes para o exercício de profissões. No entanto, ela recebeu críticas por supostamente estar mais voltada para o mercado de trabalho do que para a formação acadêmica.
Carlos Moreno, diretor de Estatísticas Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), destacou que além de contribuir para a melhoria do Ideb, a educação profissional está estimulando os alunos a continuarem seus estudos.
O Ideb é o principal indicador de qualidade da educação básica no país. Ele avalia o desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática, bem como os indicadores de fluxo e trajetória escolar.Além de monitorar a educação básica, o Ideb orienta muitas das políticas públicas voltadas para as escolas brasileiras, garantindo programas e iniciativas para atender à população.
-
Iguatu4 semanas atrásERRATA – NOTA DE ESCLARECIMENTO E RETIFICAÇÃO
-
CeLELEbridades3 semanas atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Esportes4 semanas atrásJapão avança e vai enfrentar o Brasil; Equador surpreende a Alemanha na Copa do Mundo
-
Política4 semanas atrásO Conto da Aia na vida real? Entenda o “Paradoxo de Serena Joy” que ronda o plano do PL Mulher
-
Iguatu3 semanas atrásMPCE emite recomendação para sanar caos na saúde e exige melhorias urgentes no Hospital Regional de Iguatu
-
Iguatu3 semanas atrásEMENDA ÔNIBUS DA SAÚDE: Documentos oficiais da SESA desmentem versão da Prefeitura de Iguatu
-
Iguatu3 semanas atrásNova atualização da folha da Prefeitura amplia dúvidas
-
Noticias4 semanas atrásPai é preso suspeito de planejar morte do filho para evitar pensão, em conversa com inteligência artificial
