Brasil
A estimulação por cursos superiores pode vir da educação profissional
A educação profissional tem sido um fator motivador para que os estudantes continuem seus estudos. Com base em dados que apontam essa tendência, observados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o governo federal busca identificar os elementos que contribuíram para evitar a evasão escolar e incentivar os alunos a também buscarem cursos superiores.
A educação profissional foi criada com o objetivo de preparar os estudantes para o exercício de profissões. No entanto, ela recebeu críticas por supostamente estar mais voltada para o mercado de trabalho do que para a formação acadêmica.
Carlos Moreno, diretor de Estatísticas Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), destacou que além de contribuir para a melhoria do Ideb, a educação profissional está estimulando os alunos a continuarem seus estudos.
O Ideb é o principal indicador de qualidade da educação básica no país. Ele avalia o desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática, bem como os indicadores de fluxo e trajetória escolar.Além de monitorar a educação básica, o Ideb orienta muitas das políticas públicas voltadas para as escolas brasileiras, garantindo programas e iniciativas para atender à população.