Brasil
Gripe: Campanha começa com vacinação de grávidas e crianças até 6 anos
A 21° Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza prevê vacinar nesta primeira fase, até 31 de maio, gestantes e crianças de seis meses a menores de seis anos de idade. Com início ontem, 10, os postos de saúde abriram às 7h30min e apresentaram movimento tranquilo. No posto da Escola de Saúde Pública, no Meireles, a fila era pequena e o atendimento rápido. Pessoas de grupos prioritários não pertencentes a esta primeira fase – exclusiva para grávidas e crianças – chegaram a se confundir e apareceram nos postos para se vacinar.
É importante ressaltar, lembra Daniele Queiroz, coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), que a decisão em dividir o público ocorreu porque a vacinação de gestantes e crianças, no ano passado, não atingiu a meta da cobertura nacional. Os outros grupos prioritários, como idosos, doentes crônicos e população carcerária, podem se vacinar a partir do dia 22 de abril. Daniele ainda informou que no dia 4 de maio ocorrerá o Dia D, onde postos de saúde estarão abertos durante todo o dia.
A Influenza é uma infecção aguda das vias aéreas, que pode comprometer fortemente a saúde de pessoas vulneráveis imunologicamente. “Existe uma síndrome gripal que pode ser causada por diversos vírus. Dentre eles, o vírus da Influenza. Existem diversos subtipos da gripe, como o AH1N1, AH3N2, Influenza B. Tem três tipos de vírus que estão na composição da vacina”, explica Daniele. A coordenadora alerta, no entanto, que mesmo que a pessoa esteja protegida ainda pode contrair a gripe.
Calendário de vacinação
Primeira fase: até 31/5
Gestantes
Crianças de 6 meses até menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)
Segunda fase: 22/4 a 31/5
Idosos com 60 anos ou mais
Mulheres com até 45 dias pós-parto
Doentes crônicos (doenças respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas e neurológicas, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados, portadores de trissomias)*
Trabalhadores da saúde
População indígena
Adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas
População carcerária
Funcionários do sistema prisional
Professores de escolas públicas e particulares
*mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.
Fonte: O Povo
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu6 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias7 dias atrásCâmara aprovou projeto de lei que autoriza a venda de medicamentos em redes de supermercados

