Brasil

Gripe: Campanha começa com vacinação de grávidas e crianças até 6 anos

Published

on

A 21° Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza prevê vacinar nesta primeira fase, até 31 de maio, gestantes e crianças de seis meses a menores de seis anos de idade. Com início ontem, 10, os postos de saúde abriram às 7h30min e apresentaram movimento tranquilo. No posto da Escola de Saúde Pública, no Meireles, a fila era pequena e o atendimento rápido. Pessoas de grupos prioritários não pertencentes a esta primeira fase – exclusiva para grávidas e crianças – chegaram a se confundir e apareceram nos postos para se vacinar.

É importante ressaltar, lembra Daniele Queiroz, coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), que a decisão em dividir o público ocorreu porque a vacinação de gestantes e crianças, no ano passado, não atingiu a meta da cobertura nacional. Os outros grupos prioritários, como idosos, doentes crônicos e população carcerária, podem se vacinar a partir do dia 22 de abril. Daniele ainda informou que no dia 4 de maio ocorrerá o Dia D, onde postos de saúde estarão abertos durante todo o dia.

A Influenza é uma infecção aguda das vias aéreas, que pode comprometer fortemente a saúde de pessoas vulneráveis imunologicamente. “Existe uma síndrome gripal que pode ser causada por diversos vírus. Dentre eles, o vírus da Influenza. Existem diversos subtipos da gripe, como o AH1N1, AH3N2, Influenza B. Tem três tipos de vírus que estão na composição da vacina”, explica Daniele. A coordenadora alerta, no entanto, que mesmo que a pessoa esteja protegida ainda pode contrair a gripe.

Calendário de vacinação
Primeira fase: até 31/5

Gestantes

Crianças de 6 meses até menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)

Segunda fase: 22/4 a 31/5

Idosos com 60 anos ou mais

Mulheres com até 45 dias pós-parto

Doentes crônicos (doenças respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas e neurológicas, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados, portadores de trissomias)*

Trabalhadores da saúde

População indígena

Adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas

População carcerária

Funcionários do sistema prisional

Professores de escolas públicas e particulares

*mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

Fonte: O Povo

EM ALTA

Sair da versão mobile