Regional
Começa nesta segunda o Festival Icozeiro

No feriado municipal dedicado à padroeira do Município, Nossa Senhora da Expectação, celebrado nesta segunda-feira (18), o Icó transforma-se na capital da cultura e das artes integradas: tem início o VII Festival da Cultura Icoense, o Icozeiro 2017, que prossegue até o dia 30 de dezembro. O evento é realizado no Centro de Arte e Cultura Prefeito Aldo Marcozzi Monteiro, localizado na antiga Casa de Câmara e Cadeia
Um cortejo brincante puxado pela Banda Municipal de Música de Icó Maestro Gonçalo Farias dos Santos irá percorrer o Centro Histórico de Icó e anunciar o início de um dos maiores eventos gratuitos e independentes do interior do Ceará e que já integra o calendário da região Centro-Sul cearense.
Realizado pela Associação Filhos e Amigos de Icó (AMICÓ) desde 2011 no Centro de Arte e Cultura Prefeito Aldo Marcozzi Monteiro, no prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia, o evento espera superar a marca de 22,5 mil pessoas atingidas em 2016.
O Festival Icozeiro 2017 conta com mais de 70 atrações de teatro, dança, música, palestras e audiovisual, 13 exposições, 78 apoios e parcerias, além de espaço fixo destinado à cultura dos animes (Expoanime) e campanha de doação de sangue em parceria com o Hemoce Iguatu.
Estarão presentes no evento, além de artistas icoenses, que em sua maioria compõem o evento, Umari, Cedro, Orós, Iguatu, Fortaleza, Maracanaú, Quixeramobim, Brejo Santo, além da Paraíba.
Novidade deste ano, o festival de artes integradas contará com a transmissão ao vivo, em uma parceria com a empresa Brisanet, e possibilitará ser assistido em qualquer lugar do mundo.
Além disso, será trazido e apresentado no evento a planta Icozeiro, que há séculos fazia parte do espaço icoense e do sertão cearense, e que foi dizimada em virtude de ser tóxica ao gado que a comia, conforme estudos posteriores.
Haverá, ainda, homenagem às instituições SESC Iguatu, UFCA / IESA (Campus Icó) e Hemoce Iguatu, além dos literatos icoenses Antônio Jota e Chico Vitor.
Além destes, o IV Concurso Literário Icoense (CLIC) Poeta José de Oliveira Neto (charge, conto, crônica, poesia e cordel) e o Troféu Louro Verde (pessoa jurídica e escola) também integram as ações do evento, que contará novamente com os voluntários, que se inscrevem anualmente para amplificar a atuação do evento.
O Festival tem como objetivo promover a integração e a valorização de todos os segmentos da cultura e da arte.
-
Noticias6 dias atrás
Mais de 130 mil eleitores do Ceará correm risco de ter título cancelado; regularização vai até 19 de maio
-
Noticias6 dias atrás
Jovem de 21 anos morre afogada durante passeio com amigos na zona rural de Quixeramobim
-
Noticias6 dias atrás
Suspeita de novo caso de gripe aviária é investigada em propriedade no interior do Ceará
-
Noticias4 dias atrás
XIII Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos, em Fortaleza, tem inscrições gratuitas abertas
-
Americando3 dias atrás
AMERICANDO: O cheiro do meu avô
-
Noticias4 dias atrás
Chuva de 137 mm interdita rodovia, alaga parque de vaquejada e isola moradores em Tauá
-
Noticias4 dias atrás
Peça gratuita, que aborda temática sobre o Gás Natural, estreia em escolas públicas do Ceará
-
Noticias4 dias atrás
Vacinação contra a gripe é ampliada para toda a população do Ceará