Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Curiosidades

A foto desfocada que pode solucionar o antigo mistério sobre o destino de Amelia Earhart, pioneira da aviação

Publicado

on

Uma foto recém-descoberta sugere que a lendária aviadora americana Amelia Earhart (1897-1937) pode ter morrido sob custódia japonesa – e não em um acidente de avião no Pacífico. Se isso for confirmado, um dos maiores mistérios da história da aviação terá sido desvendado.

Earhart ficou conhecida como a primeira mulher a voar sozinha sobre o Atlântico. Ela sumiu durante um voo sobre o Pacífico em julho de 1937 – e, desde então, seu desaparecimento tem rendido diversas teorias e especulações.

Uma fotografia da década de 1930, tirada nas Ilhas Marshall, que pertencia ao Japão na ocasião, é apresentada como a prova de uma dessas antigas teorias: a de Amelia teria morrido sob custódia dos japoneses.

A imagem em preto e branco encontrada nos cofres do Arquivo Nacional dos Estados Unidos mostra um grupo de pessoas em pé em um cais e, segundo a legenda, teria sido tirada no atol Jaluit, nas Ilhas Marshall, possivelmente por um espião dos Estados Unidos.

Earhart seria a pessoa que aparece sentada de costas para a câmera, enquanto Fred Noonan, navegador de seu último voo, seria a figura na extrema esquerda da foto. No lado direito da imagem, há uma área desfocada que, em tese, mostraria o avião de Earhart.

No entanto, pelo menos um especialista refuta essa tese, dizendo-se “espantado” que tenha tido tal repercussão. Ric Gillespie, autor do livro Finding Amelia (Procurando Amelia, em inglês) e diretor-executivo do International Group for Historic Aircraft Recovery (Tighar, na sigla em inglês), não está convencido de que seja a aviadora na cena.

Imagem do arquivo nacional americano que mostra o navegador Fred Noonan, Amelia Earhart e seu avião“Essa foto tem convencido as pessoas. Isso me deixa impressionado. Quero dizer… Meu Deus! Olhem para essa foto. Vamos usar a cabeça por um minuto. Não tem data. Eles acreditam que seja de 1937. Ok. Se for de 1º de julho de 1937, não pode ser Amelia, porque ela ainda não tinha decolado”, afirmou Gillespie.

“Se é de 1935 ou 1938, não pode ser ela… Essa foto tem que ter sido tirada dentro de uma janela de tempo muito estreita – a poucos dias de quando ela desapareceu”, acrescentou.

Ele observa ainda que a imagem foi encontrada em um arquivo do serviço de inteligência da Marinha americana. Segundo ele, era “natural” que os EUA tivessem um registro de um ativo naval japonês. “E o que a legenda da foto diz? Atol Jaluit – Ilha Jaluit. Não ‘Amelia Earhart em custódia japonesa’!”, afirmou.

“Se esta é uma imagem de Amelia Earhart em custódia japonesa, onde estão os japoneses? Não há soldados nesta imagem. Ninguém está usando uniforme.”

Ric GillespieA foto foi divulgada pelo History Channel americano como prévia de um documentário que será exibido neste fim de semana. Se o objetivo era chamar a atenção e alavancar a audiência, parece ter funcionado.

O vídeo apresenta dois especialistas que defendem a teoria. Eles observam as medidas do tronco da mulher que alegam ser Amelia e os dentes e cabelos do homem que seria Fred.

Caçadores de mistérios e histórias
Seria um simples palpite? Afinal, Earhart aparece de costas para a câmera e é discutível o quanto fios de cabelo e dentes podem ser realmente analisados de forma confiável em uma fotografia desfocada da década de 1930. Além disso, Gillespie diz que a imagem não bate com outras fotos conhecidas da aviadora.

“A pessoa que dizem ser Amelia pode ser uma mulher branca. Mas o cabelo é muito longo para ser dela. Temos muitas fotos tiradas na véspera de sua partida. Ela decolou com o cabelo muito mais curto”, explicou.

Amelia Earhart e Fred NoonanEle acrescenta que o homem identificado como Fred Noonan não se parece, na sua opinião, com o navegador. Além disso, as roupas que eles usavam não coincidem com os trajes das imagens. “O homem está de branco. Noonan sempre usava roupas escuras. Amelia também não estava com essa camisa quando viajou. Aparentemente, os japoneses deram roupas novas para eles”, disse.

“Está tudo errado”, conclui. “Estou impressionado.”

Acidente?
A descoberta alimenta uma das teorias existentes sobre o que aconteceu com Earhart e seu navegador.

Ela desapareceu durante tentativa de voar ao redor do globo para chegar à ilha Howland, no Pacífico, para reabastecer. A explicação oficial é que ela não encontrou a ilha, perdeu a comunicação e ficou sem combustível, caindo no oceano. Embora essa seja uma versão amplamente difundida, não há evidências – como destroços da aeronave – para sustentá-la.

Há também as teorias de que o avião de Earhart caiu nas Ilhas Marshall e também a de que ela chegou à ilha Nikumaroro, perto de Kiribati, onde morreu em um naufrágio.
Não há provas conclusivas para nenhuma dessas hipóteses – mas isso não impediu historiadores amadores e profissionais de investigá-las.

Chegou-se a especular que parte de um esqueleto encontrado em Nikumaroro, em 1940, fosse de Earhart, mas os médicos constataram, na época, que pertencia a um corpo masculino.

Gillespie, que apoia a teoria de Nikumaroro, liderou 11 expedições no Pacífico Sul para pesquisar o destino de Earhart. Ele ressalta que a ilha estava desabitada no momento em que a aviadora teria pousado lá.

Ele e sua equipe recuperaram artefatos que, segundo eles, sugerem fortemente a presença de uma mulher americana no local – incluindo uma caixa de maquiagem da década de 1930, um hidratante feminino popular nos Estados Unidos e um zíper de jaqueta.

Imagem aérea da Ilha NikumaroroRic Gillespie e sua equipe realizam escavações em NikumaroroCanivete antigoUm mistério ainda não desvendado
Gillespie também menciona o horário e a localização das chamadas de alerta de rádio enviadas por Earhart depois que seu avião teria caído. Ele diz que as chamadas foram enviadas “noite após noite” – o que sugeriria que o avião estava em terra, não na água – porque, se os rádios estivessem molhados, não funcionariam. “Depois de seis noites, os sinais de rádio pararam”, disse Gillespie à BBC.

“Acreditamos que o avião pousou no arrecife ao redor da ilha, que é plana – e seca na maré baixa. Mas a maré vai e vem… Na sexta à noite (ele acredita), o avião foi levado para o oceano pela maré. Assim, quando aviões do navio de guerra sobrevoaram a ilha uma semana depois, não avistaram nenhuma outra aeronave”, completa.

O restante das buscas foi realizado em mar aberto, e nada foi encontrado. A equipe de resgate concluiu que Earhart e Noonan haviam afundado sem deixar vestígios. A conclusão do documentário, com base na fotografia das Ilhas Marshall, é que Earhart foi levada pelos japoneses, detida e morta eventualmente como prisioneira de guerra.

As Ilhas Marshall passaram da Alemanha para o Japão durante a Primeira Guerra Mundial e, antes do ataque de 1941 a Pearl Harbor, era uma importante base militar para Tóquio.
Os arquivos japoneses não têm registros de Earhart como prisioneira, mas, como muitos documentos desses arquivos se perderam, isso não prova necessariamente que a teoria esteja errada.

Ao mesmo tempo, é mais provável que a descoberta da fotografia só colabore para aumentar o mistério, em vez de resolvê-lo.

Fonte: BBC

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos15 horas atrás

Balaio de Gatos – Edição 30/04/2025 – Gravação de fevereiro de 2025 levanta suspeitas: uso político ou negociação particular?

Noticias1 dia atrás

Suspeito de se passar por governador Elmano afirma que solicitação de dinheiro foi apenas uma brincadeira

Noticias1 dia atrás

Sindicato dos Comerciários de Iguatu e Região confirma regras para o feriado do Dia do Trabalho (1º de Maio)

Iguatu1 dia atrás

TCE nega liminar à Ecolix e mantém processo instaurado pela Prefeitura de Iguatu

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 29/04/2025 – Mídias da Operação Tempestade I são entregues ao TRE-CE e seguem para Cartório Eleitoral de Iguatu

Ceará2 dias atrás

Falta de vagas em hospital público leva pacientes a dormirem no chão à espera de atendimento

Ceará2 dias atrás

Homem recebe pena de 10 anos por homicídio de mãe idosa no Ceará após espancamento

Ceará2 dias atrás

Novo concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado com 450 vagas

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 28/04/2025 – CAF – Ateplan e Itacon recebem 344 mil por consultoria em obras paralisadas

Noticias3 dias atrás

Acrobata do Circo Porto Rico sofreu uma queda durante uma apresentação em Russas

Noticias3 dias atrás

A sangria do gigante de água doce no sertão cearense

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/04/2025

Iguatu3 dias atrás

Oficina sobre as emoções reúne crianças no Hotel Diocesano em Iguatu

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu6 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias6 dias atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias6 dias atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias6 dias atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos7 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando7 dias atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu1 semana atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias1 semana atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias1 semana atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias1 semana atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas1 semana atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias1 semana atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.