Mundo
Mulheres libanesas penduram vestidos de noiva pra protestar contra lei que permite que estupradores se casem com as vítimas
Para protestar contra uma lei da década de 40, ativistas libanesas penduraram, no último sábado, 31 vestidos de noiva ao longo da costa do Beirute – um para cada dia do mês.
Segundo Alia Awada, da ONG Abadd, o número de dias destaca a realidade diária de uma mulher estuprada e forçada a casar com seu estuprador. “Todos os dias uma mulher pode ser estuprada e forçada a se casar com seu estuprador“, disse.


Os vestidos, de papel, foram criados pela artista Mireille Honein, e fazem parte de uma campanha contra o artigo 522, que permite estupradores a se casarem com a vítima para escapar da punição legal para o crime. Segundo dados, uma em cada três mulheres no mundo vive alguma forma de violência sexual ou física, sendo que 70% delas são de um parceiro íntimo.
Os protestos ocorrem por conta de uma votação que irá acontecer no próximo dia 15 de maio, onde deputados irão decidir se a lei deve ser abolida ou não. “Este Artigo 522 é da idade da pedra. Como podemos aceitar que uma mulher seja estuprada e depois vendida para viver em uma prisão?”, disse Jean Oghassabian, ministro do Líbano para Assuntos da Mulher, à AFP.

Se o resultado da votação for favorável, o Líbano irá se juntar a uma série de países que tomaram medidas contra leis igualmente prejudiciais, como a Costa Rica (2007), o Uruguai (2006), a Romênia (2000), o Perú (1998) ), a França (1994), a Itália (1981), o Egipto (1999) e o Marrocos (2014).
Mas, infelizmente, muitos países ainda mantêm disposições legais que permitem que os estupradores fiquem impunes casando com suas vítimas, são eles: Argélia, Bahrein, Iraque, Kuwait, Líbia, Palestina, Síria e Tunísia.
Imagens © Divulgação/AFP/Getty/AP/REX/Shutterstock
Fonte: Hypeness
-
Iguatu4 semanas atrásMP investiga projeto da Prefeitura de Iguatu e vê possível “promoção sem concurso” para motoristas da saúde
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu4 semanas atrásMinistério Público Investiga Uso de Garis da Prefeitura em Evento Privado em Iguatu
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça determina prazo para Município regularizar repasses dos consignados; SPUMI segue vigilante
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça impede exoneração em massa de ACS e ACE em Iguatu e reconhece validade dos vínculos de 2019
-
Iguatu4 semanas atrásCiro e o Preço da Aliança: O Ceará Vai Cobrar as Contradições?
-
Iguatu2 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes3 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D

