Política
Pimentel propõe reunião com Dilma para definir medidas de combate à seca
O senador quer mudanças no sistema de transporte de milho para consumo animal
O senador quer mudanças no sistema de transporte de milho para consumo animal
O Nordeste passa pela maior seca dos últimos 50 anos. Preocupado com a situação, o senador cearense José Pimentel (PT) sugeriu nesta terça-feira (26/3), em Plenário, que os senadores nordestinos reúnam-se com a presidenta Dilma Rousseff para definir medidas de combate à seca. Pimentel pediu que o presidente do Senado, Renan Calheiros, marque o encontro na próxima segunda-feira (1/4). E acrescentou que, como líder do governo no Congresso, vai somar-se a esse esforço.
“Precisamos ter uma reunião formal do Congresso com a nossa presidenta da República, antes de sua ida ao Nordeste para a reunião da Sudene, no dia 2 de abril. Vamos discutir a gravidade da seca e sugerir um conjunto de ações a serem efetivadas”, propôs Pimentel. Renan prometeu entrar em contato com Dilma para marcar a conversa na data sugerida.
José Pimentel também propôs que o governo amplie os meios de transporte do milho para o interior do Nordeste. Ele elogiou a Medida Provisória 587, que autoriza a Conab a comprar 550 toneladas do cereal para os produtores nordestinos, mas disse que o transporte apenas por via terrestre é insuficiente.
“Chegam ali alguns caminhões de milho e o estoque está desaparecendo. Nós teríamos de utilizar o transporte aéreo e o marítimo para que pudéssemos ter o milho em quantidade suficiente. Vários criadores de aves estão tendo de abater suas matrizes, porque não têm mais ração para alimentá-las”, disse o senador. Ele também lamentou o fato de que grande parte do rebanho tenha morrido e que milhões de pessoas já não tenham água para beber.
Vários outros senadores debateram a questão na Sessão Plenária do Senado. Todos esperam que Dilma Rousseff lance medidas concretas contra os efeitos da seca no Nordeste na reunião da Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste. O encontro será no Centro de Eventos de Fortaleza, na próxima terça-feira (2/4), às 10h da manhã.
-
Iguatu4 semanas atrásMP investiga projeto da Prefeitura de Iguatu e vê possível “promoção sem concurso” para motoristas da saúde
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu4 semanas atrásMinistério Público Investiga Uso de Garis da Prefeitura em Evento Privado em Iguatu
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça determina prazo para Município regularizar repasses dos consignados; SPUMI segue vigilante
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça impede exoneração em massa de ACS e ACE em Iguatu e reconhece validade dos vínculos de 2019
-
Iguatu4 semanas atrásCiro e o Preço da Aliança: O Ceará Vai Cobrar as Contradições?
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes3 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D

