Conecte-se conosco

Saúde

SANGUE: Saiba por que é importante doar no período pré-carnaval

A euforia do carnaval combinada com excesso de álcool muitas vezes favorece acidentes em todas as partes do país. Por isso, é importante que os bancos de sangue estejam abastecidos durante esse período. É o que explica ocoordenador geral de sangue e hemoderivados do Ministério da Saúde – João Paulo Baccara.

Publicado

on

A euforia do carnaval combinada com excesso de álcool muitas vezes favorece acidentes em todas as partes do país. Por isso, é importante que os bancos de sangue estejam abastecidos durante esse período. É o que explica ocoordenador geral de sangue e hemoderivados do Ministério da Saúde – João Paulo Baccara.

“Geralmente na véspera de grandes festas, existe uma queda significativa da procura pelas doações de sangue. As pessoas deixam de procurar os hemocentros, porque estão envolvidas, às vezes buscando festas, etc, e existe um aumento das demandas pela doação de sangue, uma vez que, as pessoas às vezes abusam, têm grandes acidentes, existe uma grande mobilidade nessa época. Então nós temos dois problemas sérios: primeiro é a queda das doações de sangue e o segundo é a procura pelas transfusões”.

O estudante, Leandro Caldas, doa sangue há oito anos e sabe que os bancos precisam de reforço durante o carnaval.

“Eu doo sangue desde os 18 anos. Eu acho que é muito importante fazer a doação de sangue, principalmente o carnaval, algum evento grande, as pessoas bebem e, às vezes, tem acidentes e aí as pessoas precisam do sangue, da doação. Eu estou sentindo que estou ajudando as pessoas, salvando vidas, e esse gesto, esse sentimento não tem preço”.

O coordenador geral de sangue e hemoderivados, João Paulo Baccara, reforça a importância de doar sangue durante o carnaval e explica ainda quem pode ser doador.

“Toda pessoa sadia, com boa saúde, de 16 aos 69 anos, com peso acima de 50 quilos e que tenha consciência de que não poderá sua doação acarretar algum dano a outras pessoas, ela está habilitada a fazer a doação. Ela deve procurar um hemocentro e o hemocentro proceder todos os atos inerentes a uma doação de sangue para que esse sangue então tenha assegurado a qualidade. É um ato totalmente seguro”.

Para saber mais sobre doação de sangue, acesse o site do Ministério da Saúde. O endereço éwww.saude.gov.br

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias2 dias atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

Noticias2 dias atrás

Alunos de ‘cursinhos populares’ receberão uma bolsa de R$ 200 para apoiar sua permanência nos estudos

Noticias2 dias atrás

Trecho da BR-116 no Ceará terá tráfego em sentido único

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 16/04/2025 – Mais de 44 mil litros de leite deixaram de ser distribuídos em Iguatu desde janeiro

Iguatu3 dias atrás

Exclusivo: Diálogos revelam suposto acordo de R$ 50 Mil entre candidato e traficante em Iguatu

Noticias3 dias atrás

Governo Trump pode solicitar aos países que escolham entre a China e os EUA

Noticias3 dias atrás

Operação especial pretende reforçar a segurança durante os feriados prolongados da Semana Santa e de Tiradentes

Noticias3 dias atrás

Consumidores do Ceará terão uma redução média de 2,1% na tarifa de energia elétrica

Iguatu4 dias atrás

ARCE: Água fornecida à população pode estar contaminada e interdição parcial da ETE de Iguatu é recomendada

Iguatu4 dias atrás

Secretaria de Agricultura de Iguatu suspende programa do leite e deixa 25 instituições e centenas de famílias sem 44 mil litros de leite há 3 meses

Noticias4 dias atrás

Anvisa aprovou registro definitivo da vacina contra a chikungunya no Brasil

Noticias4 dias atrás

Pagamento do terceiro lote do abono salarial PIS-Pasep 2025 começa nesta terça-feira (15)

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?

Noticias4 dias atrás

Isenção para o ENEM 2025 pode ser solicitada a partir desta segunda-feira, 14

Noticias4 dias atrás

Projeto permite que mulheres a partir de 18 anos possam adquirir, possuir e portar armas de fogo; entenda

Noticias4 dias atrás

Homem compra berço pela internet para o filho, mas recebe par de chinelos, no Ceará

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025

Noticias1 semana atrás

Caixa libera saque calamidade para moradores de Acopiara e Mombaça

Iguatu1 semana atrás

AIJE Contra José Ilo por Compra de Votos em Iguatu Expõe Material de Campanha, Anotações Suspeitas e Leva à Perícia em Celulares

Iguatu1 semana atrás

Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu

Noticias1 semana atrás

Produção brasileira de grãos na safra 2024/25 deve atingir um recorde de 330,3 milhões de toneladas

Noticias1 semana atrás

Prazo de inscrição para concurso de delegado da Polícia Civil se encerra nesta sexta-feira (11)

Ceará1 semana atrás

Ceará tem a 2º maior proporção de alunos do ensino médio em tempo integral no Brasil

Mundo1 semana atrás

Nasce primeiro bebê de britânica após um transplante de útero recebido da própria irmã

Economia1 semana atrás

Certificado para exportação de ração animal está mais rápido no Brasil

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 09/04/2025 – Justiça Eleitoral realiza hoje audiências sobre compra de votos em Iguatu envolvendo Ilo Neto e Roberto Costa Filho

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/04/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 08/04/2025 – Escândalo ambiental em Iguatu: ETE do SAAE arrecada milhões e joga esgoto cru no Jaguaribe

Iguatu1 semana atrás

TRE-CE escolhe nova presidência para o biênio 2025-2027

Noticias2 semanas atrás

A obesidade infantil é um dos maiores desafios de saúde pública atualmente

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.