Noticias
Ministro da Educação defende remuneração digna e valorização dos professores
Durante a cerimônia do Dia Nacional do Professor, realizada nesta quarta-feira (15) no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, o ministro da Educação, Camilo Santana, reforçou a importância da valorização dos docentes no Brasil. Ao lado do presidente Lula e de autoridades, ele destacou programas como o Pé de Meia e a recém-lançada Carteira Nacional Docente do Brasil, que garante benefícios a professores da rede pública e privada. Santana ressaltou que a educação é fundamental para combater as desigualdades sociais e transformar vidas.
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também participou do evento e defendeu melhores condições salariais para os professores, lembrando sua própria trajetória como docente. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, foi inicialmente vaiado por educadores devido à falta de reajuste salarial, mas reverteu a situação ao anunciar um novo aumento para os professores municipais. Segundo o sindicato Sepe-RJ, a categoria está há 18 meses sem reajuste, o que reflete uma realidade comum em várias cidades do estado.
Dados recentes da OCDE mostram que o cenário para os professores brasileiros ainda é desafiador: eles ganham menos e trabalham mais do que a média internacional. Enquanto o salário médio anual no ensino fundamental é 47% inferior ao dos países da OCDE, a carga horária é superior. Nesse contexto, o novo Plano Nacional de Educação (PNE) 2025-2035 está em discussão e prevê um investimento de 7,5% do PIB para garantir educação de qualidade e valorização dos profissionais. A cerimônia também marcou o início da emissão da nova carteira funcional dos docentes, que oferece benefícios culturais e comerciais.
-
Iguatu3 semanas atrásPrefeitura de Iguatu rescinde contrato com Consórcio Mobilidade Iguatu e deixa obras sob questionamento
-
Iguatu3 semanas atrásIndústria operou quase quatro anos sem licença ambiental em Iguatu; licenças citadas não aparecem nos autos
-
Iguatu3 semanas atrásJustiça de Iguatu determina repasse imediato de consignados e fixa multa de R$ 200 mil contra Município
-
Noticias3 semanas atrásGoverno deixa Enel Ceará fora da lista de renovação de concessões
-
Noticias3 semanas atrásLimoeiro do Norte se consolida como polo da banana e pitaya no Ceará
-
Ceará3 semanas atrásCeará abre consulta ao abono dos precatórios do Fundef para 50 mil beneficiários
-
Noticias3 semanas atrásCeará pode registrar até 75 mm de chuva acima da média em abril
-
Noticias3 semanas atrásFortaleza tem a maior valorização imobiliária do Brasil, aponta índice

