Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Mundo

Fenômeno natural some pela primeira vez em 40 anos no Golfo do Panamá e preocupa cientistas

Publicado

on

Pela primeira vez em mais de 40 anos, o fenômeno natural conhecido como ressurgência sazonal deixou de ocorrer no mar do Golfo do Panamá, na América Central. A descoberta foi divulgada por cientistas do Instituto Smithsonian de Pesquisa Tropical (STRI), que alertam para os impactos dessa interrupção em um evento que normalmente acontece entre janeiro e abril.

A ressurgência é um processo natural em que os ventos alísios, predominantes durante a estação seca na região, trazem águas frias e ricas em nutrientes das profundezas para a superfície do oceano. Esse movimento é fundamental para a pesca local, pois sustenta pescarias altamente produtivas, além de ajudar a manter as praias do Pacífico panamenho mais frescas no verão e proteger os recifes de corais do estresse causado pelo aumento das temperaturas.

Segundo o estudo publicado nos Anais da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (PNAS), a principal causa para a ausência da ressurgência neste ano foi a redução significativa dos ventos alísios. Essa mudança, atribuída às alterações climáticas, resultou em temperaturas mais elevadas da água e na diminuição da produtividade pesqueira, impactando negativamente as comunidades costeiras que dependem do mar para sua subsistência.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA