Ceará
Ceará é 5º do Brasil em maior percentual de mulheres chefiando os lares, aponta IBGE
O Ceará ocupa a quinta posição entre as unidades da federação do Brasil com o maior percentual de mulheres chefiando os lares. No estado, 52,6% (1,6 milhão) das pessoas que se identificam como responsáveis pelo domicílio são mulheres, comparado a 47,4% (1,4 milhão) de homens.
Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram uma mudança significativa em relação à realidade de 2010, quando 60,4% dos responsáveis pelos lares eram homens e apenas 39,6% eram mulheres. Com essa mudança, o Ceará está entre os 10 estados onde a chefia do lar por mulheres ultrapassa 50%. Isso significa que nesses locais, as mulheres estão predominantemente na posição de responsáveis pelos domicílios.
No ranking nacional, o Ceará fica atrás apenas de Pernambuco (53,9%), Sergipe (53,1%), Maranhão (53,0%) e Amapá (52,9%) em termos de percentual de mulheres chefes de família. Isso reflete uma tendência crescente de liderança feminina nos lares, apontando para uma evolução significativa na distribuição de responsabilidades domésticas e no papel das mulheres na sociedade cearense e brasileira.
Além disso, essa mudança indica uma transformação cultural e social importante, onde as mulheres estão assumindo cada vez mais posições de liderança e responsabilidade, tanto no ambiente doméstico quanto no mercado de trabalho, contribuindo para uma sociedade mais igualitária e justa.
A crescente participação das mulheres na chefia dos lares também pode ter um impacto positivo em diversas áreas, incluindo a educação e saúde dos filhos, devido ao papel essencial que desempenham na gestão e cuidado familiar. Esse fenômeno de liderança feminina merece atenção e apoio contínuos para garantir que as políticas públicas e as iniciativas sociais acompanhem essa evolução e ofereçam suporte adequado às mulheres chefes de família.
-
Iguatu3 semanas atrásPrefeitura de Iguatu rescinde contrato com Consórcio Mobilidade Iguatu e deixa obras sob questionamento
-
Iguatu3 semanas atrásIndústria operou quase quatro anos sem licença ambiental em Iguatu; licenças citadas não aparecem nos autos
-
Iguatu3 semanas atrásJustiça de Iguatu determina repasse imediato de consignados e fixa multa de R$ 200 mil contra Município
-
Noticias3 semanas atrásGoverno deixa Enel Ceará fora da lista de renovação de concessões
-
Noticias3 semanas atrásLimoeiro do Norte se consolida como polo da banana e pitaya no Ceará
-
Ceará3 semanas atrásCeará abre consulta ao abono dos precatórios do Fundef para 50 mil beneficiários
-
Noticias3 semanas atrásCeará pode registrar até 75 mm de chuva acima da média em abril
-
Noticias3 semanas atrásFortaleza tem a maior valorização imobiliária do Brasil, aponta índice

