Esportes
Beth Gomes quer buscar tri paralímpico em 2028
Os olhos de Beth Gomes brilham ao falar das medalhas conquistadas na última segunda-feira (2), na Paralimpíada de Paris. Além de ganhar ouro no lançamento do disco da classe F53, repetindo o feito dos Jogos de Tóquio, no Japão, em 2021, ela também conquistou prata no arremesso do peso da classe F54, competindo com atletas com deficiências menos severas, mas ainda cadeirantes. É difícil acreditar que a paulista de 59 anos já acumula tantos títulos internacionais e quebras de recordes mundiais.
“O sonho de qualquer atleta é chegar a uma Olimpíada. Quando me tiraram esse sonho no esporte que tanto amava e continuo amando, o vôlei, pensei que tudo tinha acabado. Mas não. E quando vejo que consegui [medalhas paralímpicas] não só em uma prova, mas em duas, isso, para mim, traz esse brilho nos olhos. É o brilho de uma realização”, emociona-se Beth. Ela concedeu entrevista à Empresa Brasil de Comunicação (EBC) na Casa Brasil Paralímpico, em Saint-Ouen, cidade vizinha a Paris.
Beth foi diagnosticada com esclerose múltipla em 1993. Seu primeiro contato com o paradesporto foi no basquete em cadeira de rodas, em Santos (SP), sua cidade natal. Em 2008, foi convocada para a Paralimpíada de Pequim, na China. Com a progressão da doença, ela se encontrou no atletismo. Mesmo com uma deficiência degenerativa, a paulista conseguiu se adaptar, chegando à França pronta para competir em duas provas no mesmo dia e subir ao pódio em ambas.
Nos Jogos de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2028, Beth terá 63 anos. E, se depender dela, estará lá para buscar o tricampeonato.
“Se Deus me permitir e eu estiver em condições, quero estar lá. Nosso presidente [do Comitê Paralímpico Brasileiro] Mizael [Conrado] diz que vou competir até os 90 anos. E eu respondo: ‘Deus te ouça, olha que vou estar lá!’ [risos]. Brincadeiras à parte, enquanto estiver sã e com vontade de treinar, essa Beth, essa fênix, como sou chamada, vai continuar.”
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

