Noticias
Reclamações sobre os serviços da Enel Ceará têm se multiplicado, não apenas no Ceará
As reclamações sobre os serviços prestados pela Enel Ceará têm se multiplicado, não apenas no Estado, mas também em outros locais onde a empresa atua no Brasil. Recentemente, houve um novo desdobramento — desta vez mais incisivo — com a abertura de um processo disciplinar contra a concessionária italiana por “transgressões reiteradas” em São Paulo, ocorrida na última segunda-feira (1º).
O imbróglio envolvendo a distribuidora decorre de uma determinação do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, direcionada à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Essa determinação ameaça com um “processo de caducidade” da concessão da Enel em São Paulo, o que significa que a empresa pode perder o direito de operar no Estado, levando ao fim do contrato da concessionária no País.
O ministro declarou: “A Enel demonstra, de forma reiterada, que é uma empresa que está despreparada para prestar o serviço”.
Essa percepção não é exclusiva de São Paulo. Rio de Janeiro e Ceará, os outros dois estados onde a Enel atua no Brasil, também acumulam críticas contra a concessionária. No Ceará, as reclamações chegaram a ser tema de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) exclusiva na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). Em agosto de 2023, os deputados estaduais instauraram a CPI da Enel com o objetivo de verificar a qualidade do serviço da distribuidora no Estado, que opera desde 2016 e se destaca pelas inúmeras reclamações dos consumidores.
Um levantamento realizado a pedido do Diário do Nordeste pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) revelou que a distribuidora acumulou R$ 85,77 milhões em multas aplicadas por diferentes problemas nos últimos seis anos.
Em nota, a Enel Ceará informou que continua trabalhando na melhoria da qualidade do fornecimento e na modernização do sistema elétrico de distribuição no Ceará.
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar

