Ceará
Cidade cearense tem recorde de maior temperatura já registrada no estado
No dia 31 de outubro, a cidade de Jaguaribe, registrou a temperatura mais alta já registrada no estado, atingindo 41,9°C, de acordo com informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O recorde anterior era de 41,7°C em Barro, na Região do Cariri, registrado em outubro do ano anterior.
A Funceme relatou que o mês de outubro de 2023 testemunhou 16 picos de temperatura que atingiram ou ultrapassaram os 40°C. Esses valores mais expressivos foram observados principalmente em Jaguaribe, Barro e Crateús. Em comparação com outubro do ano anterior, houve uma variação notável, uma vez que naquela época foram registrados apenas dois eventos com temperaturas acima de 40°C.
O meteorologista Lucas Fumagalli explicou que picos de temperatura elevada durante este período no Ceará são mais comuns, principalmente devido à falta de chuvas que ocorre entre os meses de agosto e novembro. Ele observou que nesse período há o afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa cearense em direção ao oceano Atlântico Norte, além da ausência de outros sistemas meteorológicos que costumam trazer precipitações.
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

