Noticias
Daniel Ellsberg, americano que divulgou arquivos do Pentágono nos anos 1970, morre aos 92 anos

Nesta sexta-feira, foi anunciado o falecimento de Daniel Ellsberg aos 92 anos, segundo informações do “Washington Post”. Ellsberg, ex-analista militar e ativista político norte-americano, ficou famoso por vazar os “Documentos do Pentágono” em 1971, durante a Guerra do Vietnã.
Enquanto trabalhava para o governo dos Estados Unidos, Ellsberg teve acesso a documentos confidenciais que revelavam detalhes chocantes sobre a história e as atividades do envolvimento americano no conflito. Inconformado com o que descobriu, decidiu tornar essas informações públicas, entregando cópias dos documentos a jornalistas do “The New York Times”.
Os “Documentos do Pentágono” continham provas de que a administração dos EUA havia mentido para o público, ocultado informações importantes e conduzido ações questionáveis durante a guerra. A divulgação desses documentos teve um impacto significativo na opinião pública e gerou um intenso debate sobre a conduta do governo americano.
A história de Daniel Ellsberg inspirou vários filmes de Hollywood, incluindo “The Post – A Guerra Secreta”, dirigido por Steven Spielberg em 2017. Sua coragem e compromisso em revelar a verdade tornaram-no um símbolo da luta pela transparência governamental e pelo direito do público de conhecer as ações do governo.
-
Videos2 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 29/04/2025 – Mídias da Operação Tempestade I são entregues ao TRE-CE e seguem para Cartório Eleitoral de Iguatu
-
Videos1 dia atrás
Balaio de Gatos – Edição 30/04/2025 – Gravação de fevereiro de 2025 levanta suspeitas: uso político ou negociação particular?
-
Videos4 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 28/04/2025 – CAF – Ateplan e Itacon recebem 344 mil por consultoria em obras paralisadas
-
Videos7 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho
-
Videos7 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025
-
Videos4 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/04/2025
-
Iguatu7 dias atrás
Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido
-
Noticias4 dias atrás
A sangria do gigante de água doce no sertão cearense