Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Brasil

PF prende envolvidos em garimpo ilegal e contrabando de ouro

Publicado

on

A Polícia Federal cumpriu ontem 13 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Goiás e Roraima contra suspeitos de comercializar ouro extraído ilegalmente do território ianomâmi. Segundo a PF, a organização criminosa teria movimentado R$ 422 milhões em cinco anos. Entre os investigados estão empresários, advogados e um servidor público de Boa Vista (RR). Uma empresa também é investigada por envolvimento em um transporte de 111 kg de ouro apreendidos em um avião em Goiânia (GO), em 2019. As averiguações começaram depois que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de R$ 4 milhões em dinheiro num veículo em Cáceres (MT).

Cerca de metade das crianças ianomâmis de até cinco anos atendidas ao menos desde 2015 pelo Subsistema de Atenção à Saúde Indígena no SUS estão abaixo ou muito abaixo do peso considerado adequado para a idade. Segundo dados fornecidos pelo Ministério da Saúde, a taxa de desnutrição alcançou o pico em 2021, quando 56,5% dessas crianças estavam com algum déficit de peso. Dos 4.245 ianomâmis dessa faixa etária, 1.269 estavam abaixo do peso e outros 1.130 com peso muito baixo.

Para ler com calma. O garimpo ilegal nas terras indígenas não causou apenas os problemas ambientais e de saúde, que culminaram na crise humanitária entre os povos ianomâmi. Os invasores também cooptaram jovens indígenas para a atividade ilegal, distribuindo armas e bebida alcoólica, o que gerou um aumento da violência entre as comunidades.

Continue lendo
anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA