Iguatu
Prefeitura de Iguatu realiza curso de capacitação para agricultores da região do Riacho Vermelho
Agricultores familiares de Iguatu, da área de sequeiro da região dos sítios Recreio, Retiro, Regalo e Riacho Vermelho estão recebendo capacitação tanto para a área produtiva e planejamento da agricultura familiar e pecuária com base na proposta de Convivência com o Semi-árido.
Agricultores familiares de Iguatu, da área de sequeiro da região dos sítios Recreio, Retiro, Regalo e Riacho Vermelho estão recebendo capacitação tanto para a área produtiva e planejamento da agricultura familiar e pecuária com base na proposta de Convivência com o Semi-árido.
Os encontros estão sendo realizados pela Prefeitura Municipal de Iguatu, através da Secretaria de Agricultura e Pecuária. A capacitação busca levar informações para os agricultores nas áreas de Recursos Hídricos, Criação de Animais e Agricultura de Sequeiro. A capacitação é ministrada por uma equipe técnica da SEAPE que desenvolve todo um conjunto de informações para o homem do campo, contemplando essas famílias rurais no manejo de pastagens, a cultura de sequeiro, o manejo de animais, recursos hídricos etc.
Nessa formação, os produtores recebem conhecimentos sobre as características climáticas do sertão compreendendo melhor os períodos e os regimes de chuvas e estiagens que marcam a irregularidade do clima no Semi-árido. Podendo assim, conhecer as formas mais apropriadas de construir e manter reservas de água para os diversos usos tanto para consumo humano e consumo animal, adquiridas através das águas subterrâneas, de superfícies e principalmente através da água da chuva que no sertão, que caem em maior quantidade no período do inverno.
Na parte de criação de animais, a capacitação mostra condições básicas para que caprinos, ovinos e bovinos possam produzir para as famílias uma melhor qualidade de produção gerando mais renda e alimentos com segurança.
E na agricultura de Sequeiro é apresentado um conteúdo que destaca de início a necessidade de se fazer um manejo ecológico dos solos por conta da fragilidade do ecossistema Semi-árido: evitando queimadas, fazendo cobertura seca, plantando em curva de nível e usando adubos naturais.
*Blog da Prefeitura de Iguatu
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

