Iguatu
Professores de Iguatu se manifestam em ato de paralisação por reajuste do piso
Os professores da rede municipal de Iguatu promoveram ato de paralisação nesta quinta-feira, 17. A ação faz parte do calendário de atividades do estado grevista da categoria que tiveram interrupção após decisão em liminar a favor do município pelo fim do movimento. A decisão foi revogada na última semana e o impasse foi novamente restabelecido.
A pauta principal da reunião é a luta da categoria pelo pagamento integral e linear do repasse de 33,24% no reajuste do pagamento conforme autorizado pelo Governo Federal, através da Lei do Piso Nacional do Magistério. A prefeitura em contraproposta oferta o aumento de apenas de 10,18%. As negociações que tem a frente o Sindicato dos Servidores Municipais de Iguatu (SPUMI) e Associação dos Professores seguem há quase uma semana paralisadas. “Os colegas professores estão firmes na luta. É por direito. Estamos dispostos a compor uma comissão através de uma assessoria técnica para irmos a fundo na análise do que é repassado e aplicado”, disse Sayonara Fernandes presidente do SPUMI.
Os profissionais fizeram cartazes e com gritos de ordem se reuniram na praça Demóstenes de Carvalho no centro de Iguatu. A mobilização percorreu também as principais ruas contando com lideranças sindicais estaduais. A greve geral não está descartada pelos sindicalistas. Se os chamados sindical não obtiver resposta, uma nova assembleia deve ocorrer traçando o encaminhamento definitivos.
Município
O município através do gestor, Ednaldo Lavor (OS) já sancionou o reajuste sugerido mesmo diante da insatisfação da categoria. Em última nota divulgada à imprensa, o poder público alega que o percentual pedido pelo magistério colocaria em risco direitos assegurados no PCRM, como a progressão na carreira e diferença entre os níveis pedagógicos, que garante o aumento do vencimento a cada três anos. A nota informa ainda que a proposta apresentada, e a aplicação do recurso público com os profissionais da Educação ultrapassa o limite de 70% imposto por lei de responsabilidade fiscal.
Estado
Professores de cinco cidades do Ceará estão em greve pelo reajuste do piso de 33,24% Professores das redes municipais de Barbalha, Beberibe, Crateús, Independência e Morada Nova, no Ceará, decidiram entrar em greve reivindicando o reajuste do piso do magistério 2022, de 33,24%, negado pelos gestores das cidades. Até o dia 11, professores de 100 cidades do Ceará já haviam conquistado o reajuste salarial do piso do magistério 2022, segundo levantamento feito pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce).
PODCAST MAIS JUSTIÇA – I SIMPÓSIO DO DIREITO HOMOAFETIVO DO CENTRO SUL CEARENSE
-
Iguatu4 semanas atrásMP investiga projeto da Prefeitura de Iguatu e vê possível “promoção sem concurso” para motoristas da saúde
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu4 semanas atrásMinistério Público Investiga Uso de Garis da Prefeitura em Evento Privado em Iguatu
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça determina prazo para Município regularizar repasses dos consignados; SPUMI segue vigilante
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça impede exoneração em massa de ACS e ACE em Iguatu e reconhece validade dos vínculos de 2019
-
Iguatu4 semanas atrásCiro e o Preço da Aliança: O Ceará Vai Cobrar as Contradições?
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes3 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D

