Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

MP pede instauração de inquérito para investigar supostas fraudes em jogos do Cearense e da Série D

Publicado

on

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) encaminhou ofícios às Secretarias Executivas das Promotorias de Justiça do Crato, Caucaia e Barbalha solicitando instauração de inquérito para investigar supostas manipulações de resultados de jogos do Campeonato Cearense e do Brasileirão Série D, em 2022 e 2021. O pedido foi feito nesta quinta-feira (20) pelo promotor de Justiça e coordenador do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor), Edvando França. O órgão vai investigar se houve fraude e até formação de quadrilha. A documentação é sigilosa.

Áudios com diálogos suspeitos vazaram em grupos de WhatsApp na última quarta-feira e motivaram a denúncia feita pela Federação Cearense de Futebol ao Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Ceará. O TJD-CE deflagrou ações para apurar responsabilidades no âmbito administrativo de alguma participação de diretores de clubes. Em nota, o MP detalha os próximos trâmites do caso.

Além de medidas administrativas, o MP também trabalha no âmbito penal em busca de responsabilizar possíveis envolvidos em crimes que vão de fraudes até formação de quadrilha.

“As condutas não podem e nem devem ficar impunes e cabe à polícia apurar todas as circunstâncias desses crimes. O Futebol Cearense vive um momento de reconhecimento nacional e não pode ficar tisnado por criminosos inescrupulosos”, disse Edvando.

PARTIDAS COM SUSPEITAS DE MANIPULAÇÕES DE RESULTADOS

CRATO

No Crato, a Secretaria foi informada da suspeita de manipulação no jogo realizado entre Caucaia x Crato, no dia 18 de janeiro deste ano, pelo estadual. Assim, considerando a urgência e que o Nudtor não é órgão de execução, o tema “foi submetido à consideração dos representantes ministeriais daquela comarca para avaliação acerca da abertura ou não de investigação e a possível instauração de inquérito policial para apurar as supostas condutas criminosas dos envolvidos”, como explica o texto.

CAUCAIA

Em Caucaia, o Nudtor solicitou a investigação dos resultados das partidas envolvendo o clube Caucaia na disputa da Série D do Brasileiro. Além de “notícias informais de que o vereador Neto do Planalto teria confirmado referido fato e que, supostamente, teria provocado o Ministério Público local para investigação. Tal matéria jornalística foi veiculada no dia 12 de agosto de 2021”, ainda de acordo com a nota.

BARBALHA

Para a Secretaria de Barbalha, Edvando França solicitou abertura de investigação sigilosa também envolvendo manipulação de resultados nos jogos do Cearense. “Apesar das notícias informais do arquivamento das investigações em Barbalha, entendemos que há fatos novos que podem levar a continuidade das investigações”, disse o coordenador do Nudtor.

Fonte: Diário do Nordeste

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Iguatu2 horas atrás

Justiça anula contratos da saúde em Iguatu e obriga realização de concurso público

Videos5 horas atrás

Ciclo Sesc 2025 reúne ciclistas de todas as idades em Iguatu

Videos5 horas atrás

Balaio de Gatos – Edição 02/05/2025 – Acordo descumprido! A realidade por trás do discurso.

Videos9 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 02/05/2025

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 30/04/2025 – Gravação de fevereiro de 2025 levanta suspeitas: uso político ou negociação particular?

Noticias3 dias atrás

Suspeito de se passar por governador Elmano afirma que solicitação de dinheiro foi apenas uma brincadeira

Noticias3 dias atrás

Sindicato dos Comerciários de Iguatu e Região confirma regras para o feriado do Dia do Trabalho (1º de Maio)

Iguatu3 dias atrás

TCE nega liminar à Ecolix e mantém processo instaurado pela Prefeitura de Iguatu

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 29/04/2025 – Mídias da Operação Tempestade I são entregues ao TRE-CE e seguem para Cartório Eleitoral de Iguatu

Ceará3 dias atrás

Falta de vagas em hospital público leva pacientes a dormirem no chão à espera de atendimento

Ceará3 dias atrás

Homem recebe pena de 10 anos por homicídio de mãe idosa no Ceará após espancamento

Ceará3 dias atrás

Novo concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado com 450 vagas

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 28/04/2025 – CAF – Ateplan e Itacon recebem 344 mil por consultoria em obras paralisadas

Noticias4 dias atrás

Acrobata do Circo Porto Rico sofreu uma queda durante uma apresentação em Russas

Noticias4 dias atrás

A sangria do gigante de água doce no sertão cearense

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/04/2025

Iguatu4 dias atrás

Oficina sobre as emoções reúne crianças no Hotel Diocesano em Iguatu

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu1 semana atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias1 semana atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias1 semana atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias1 semana atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando1 semana atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu1 semana atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias1 semana atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias1 semana atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias1 semana atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas1 semana atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.