Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Iguatu

Prefeitura de Iguatu realiza evento de abertura da Campanha de Combate à Tuberculose

[caption id="attachment_11058" align="alignleft" width="700"]Aderilo participou com profissionais da Saúde do eventoAderilo participou com profissionais da Saúde do evento[/caption]Como uma das doenças que mais causa morte por ano em todo o mundo segundo dados da Organização Mundial da Saúde (cerca de 1,3 milhão), a tuberculose ainda é desconhecida para muitas pessoas. Como forma de alertar a população sobre o assunto, foi aberta nesta dia 24 de março, no auditório do Hospital Regional de Iguatu, a Campanha de Combate à Tuberculose, em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose.

Publicado

on

Aderilo participou com profissionais da Saúde do evento

Aderilo participou com profissionais da Saúde do evento

Aderilo participou com profissionais da Saúde do evento

Como uma das doenças que mais causa morte por ano em todo o mundo segundo dados da Organização Mundial da Saúde (cerca de 1,3 milhão), a tuberculose ainda é desconhecida para muitas pessoas. Como forma de alertar a população sobre o assunto, foi aberta nesta dia 24 de março, no auditório do Hospital Regional de Iguatu, a Campanha de Combate à Tuberculose, em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose.

A Prefeitura Municipal, através da secretaria de Saúde de Iguatu tem uma vasta programação a ser cumprida durante toda a semana para levar informações bem como capacitar profissionais da área da Saúde. E durante a abertura da semana de ações, o prefeito Aderilo Alcântara esteve presente no evento que teve a participação da secretária de Saúde, Lana Karina e o secretário de Políticas Públicas, Dr. Joab Soares. 

Durante toda a manhã aconteceram palestras sobre funcinamento do SINAN, diagnóstico e tratamento da tuberculose e aspectos legais da tuberculose, além de vídeos sobre o tema. Durante toda a semana, as ações terão continuidade com atendimento aos garis, catadores de lixo e acontecerão exames para diagnóstico de casos de tuberculose. 

Atrás somente da Aids como a doença infecciosa que mais mata, conforme a OMS, a tuberculose possui no Brasil cerca de 70 mil novos casos registrados por ano. Especialistas apontam a desinformação como a principal causa da proliferação da doença. “Muitas pessoas ainda não sabem como é a doença, só sabem que ela é grave. Assim, as pessoas não buscam informação sobre o assunto e acabam obtendo uma visão muitas vezes equivocada e até mesmo preconceituosa”, afirmou o cirurgião torácico Armando da Veiga.

A tuberculose é uma doença curável em praticamente 100% dos casos novos, portanto quanto mais cedo o diagnóstico for feito, melhor para a saúde do paciente. Como forma de identificar precocemente a doença, reduzir os índices de mortalidade conscientizar a sociedade, um novo serviço para diagnóstico de tuberculose será instalado na rede municipal de saúde, o Teste Rápido Molecular para Tuberculose (TRM-TB), que é capaz de detectar em duas horas a presença do bacilo de Koch, transmissor da doença. 

*Ass de comunicação da Prefeitura de Iguatu

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA