colesterol é uma gordura produzida pelo fígado e encontrada em alguns tipos de alimentos. Ele é fundamental para o bem-estar do organismo e a produção hormonal. No entanto, quando seus níveis passam do limite, problemas sérios de saúde, como doenças e complicações cardiovasculares, podem aparecer.

Separamos algumas dicas para evitar o acúmulo de “colesterol ruim” e evitar possíveis problemas cardiovasculares. Confira:

1 – Evite as gorduras não saudáveis. A ingestão de frituras de imersão e carnes gordas, por exemplo, deve ser reduzida, pois não fazem bem para circulação, aumentando a quantidade de colesterol nas artérias e favorecendo a aterosclerose.

2 – Cuidado com o excesso de açúcar.  Conheça os ingredientes e leia atentamente os rótulos nutricionais. Fique longe de alimentos que contenham fontes ocultas de açúcar, como xarope de milho com alto teor de frutose e algumas dextrinas.

3 – Adicione boas fontes de gordura à dieta. O azeite, a castanha, o abacate e os peixes, por exemplo, são ricos em gorduras benéficas para o organismo que favorecem o sistema circulatório e melhoram a qualidade de circulação, diminuindo o colesterol ruim e aumentando o colesterol bom.

4 – Inclua as fibras na dieta. Os alimentos ricos em fibras são capazes de sequestrar a gordura alimentar no intestino, assim diminuindo a absorção do colesterol, de gorduras e de açúcares.

5 – Aposte em alimentos que ajudem a reduzir o colesterol. Além das fibras, os fitosteróis, que estão presentes no azeite de oliva, linhaça, nozes, castanhas, peixes de água fria, chocolate amargo e abacate, também podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol.

6 – Pratique atividades físicas. Ser ativo por 30 minutos na maioria dos dias pode ajudar a reduzir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom.

7 – Desista de vez do cigarro. A oxidação também leva a inflamações nas artérias que podem resultar na formação de placas de gordura, entupindo os vasos. Então o hábito de fumar é um dos mais nocivos para a saúde do coração.