Ceará
1 a cada 4 crianças e adolescentes do Ceará avaliados pelo SUS tem peso acima do ideal ou está obeso
Ter uma boa alimentação é, além de requisito para uma vida saudável, um direito previsto em lei. Mas a falta de hábito ou de condições de consumir esses alimentos tem ampliado no Ceará os casos de uma doença comum, mas perigosa: a obesidade. Inclusive infantil.
Ao fim de 2021, pelo menos 90.219 crianças de até 5 anos e adolescentes acompanhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará foram diagnosticados com peso acima do ideal, sobrepeso ou obesidade.
Os adultos somam um número 5 vezes maior: mais de 495 mil cearenses estão acima do peso ideal – cerca de 252 mil com sobrepeso, 155 mil com obesidade grau I, 58 mil obesos em grau II e quase 29 mil com obesidade grau III (ou mórbida).
Insegurança alimentar
Oposta à obesidade, mas igualmente prejudicial, a desnutrição também avança entre os pequenos cearenses. Ao fim de 2021, 5.740 crianças tinham peso abaixo ou muito abaixo do ideal, e 6.836 adolescentes estavam com magreza ou magreza acentuada, segundo o Sisvan.
A nutricionista Renata Belizário, professora da Universidade Estadual do Ceará (Uece), reforça que o sobrepeso e a obesidade são multifatoriais, e que “a insegurança alimentar pode, sim, contribuir para aumentar e agravar esses quadros” – o que tem sido mais frequente nos últimos dois anos.
“A insegurança alimentar está relacionada não somente à qualidade da dieta, mas a ter um acesso regular e permanente de alimentos em quantidade suficiente, de boa qualidade, que sejam provenientes de uma fonte sustentável, e economicamente acessíveis”, define.
Nos supermercados, os alimentos ultraprocessados ficaram mais acessíveis. No interior, em algumas cidades, o acesso a alimentos saudáveis não é tão fácil. E há a questão da renda: populações da periferia acabam tendo as piores opções de escolha.
RENATA BELIZÁRIO
Nutricionista
Fonte: Diário do Nordeste
-
CeLELEbridades3 semanas atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Iguatu4 semanas atrásMPCE emite recomendação para sanar caos na saúde e exige melhorias urgentes no Hospital Regional de Iguatu
-
Iguatu3 semanas atrásEMENDA ÔNIBUS DA SAÚDE: Documentos oficiais da SESA desmentem versão da Prefeitura de Iguatu
-
Iguatu3 semanas atrásNova atualização da folha da Prefeitura amplia dúvidas
-
Esportes2 semanas atrásEspanha vence a França novamente e chega à terceira eliminação consecutiva dos franceses em semifinais
-
Noticias4 semanas atrásApós meses de medo e abandono, moradores voltam a vilarejo afetado por disputa entre facções
-
Noticias2 semanas atrásTécnica de enfermagem é presa após tentar retirar recém-nascida escondida em bolsa em maternidade no Piauí
-
Noticias4 semanas atrásGoverno lança Desenrola dos Adimplentes para facilitar acesso a crédito com juros menores
