Iguatu

Vítima de parada cardiorrespiratória, Iguatu se despede de Daniel Terto

Published

on

Morreu na noite de quarta-feira, 09, vítima de uma parada cardiorrespiratória o rotariano Daniel Terto Vieira. A morte ocorreu, após ele passar mal nas dependências do Rotary Club de Iguatu.

Daniel teve o mal-estar durante o jantar que finaliza as reuniões do club. Por quase 40 minutos os companheiros de entidade de serviço Georgy Xavier e Jorge Madrigal, enfermeiro e médico clínico, respectivamente, tentaram a reanimação com ajuda de profissionais bombeiros e do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Conforme os profissionais que o atenderam, Daniel teve um engasgo OVACE – (Obstrução de Via Aérea por Corpo Estranho) – que provocou baixo nível de oxigênio acarretando a parada respiratória seguida por parada cardíaca. No club foi indicado o protocolo de suporte básico de vida com manobras de HEIMLICH para tentar a expulsão do corpo estranho da via aérea seguida de ressuscitação cardiopulmonar e cerebral (Compressões Torácicas e Ventilação Boca a Boca), mas sem sucesso.

Daniel participava regulamente das reuniões da entidade e possuía longa bagagem e histórico de serviço ao club, mas por questões de saúde, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC) que deixou como sequela a perda da fala plena foi obrigado na época a se afastar para tratamento nos anos 2000.

O rotariano retornou ao clube no dia 24 de junho de 2016 como sócio honorário, a mais alta honraria que o RC pode conceder. Associados como Daniel, conforme o regimento do Rotary Internacional, são pessoas que prestaram serviços humanitários consoantes aos ideais da entidade, ou que tiveram, regularmente apoiado sua causa, sendo conferido somente em casos excepcionais.

 

Perfil

Apadrinhado por Vinícius Mendonça, atual presidente (2017/2018), o reempossado era classificado na categoria Máquinas e Implementos Agrícolas. Em toda a história do Rotary Club de Iguatu, Daniel Terto foi o único a ser presidente da instituição por duas vezes consecutivas: 1999/2000 e 2000/2001.

Natural da cidade de Santana do Cariri, chegou a Iguatu no ano de 1968. Pai de 10 filhos se tornou cidadão iguatuense em 1997, trabalhou em empresas como A Moreno e Asa Branca LTDA.

Recentemente no mês de julho deste ano durante comemorações ao aniversário de 64 anos do Rotary Club de Iguatu, e entrega de títulos Paul Harris a Ricardo Andrade, ele concedeu a honraria sobressalente a Daniel Terto. Tal título é concedido àqueles que subsidiam a causas sociais da Fundação Rotária.

Além de rotariano, Daniel era mestre maçom instalado e grau 33 da loja Deus e Liberdade N° 10, oriente de Iguatu, e foi presidente de honra da União Artística Iguatuense.

O club onde ocorreu o fato decretou cinco dias de luto. “Um fato que lamentamos de maneira profunda. Daniel era um verdadeiro companheiro que faleceu em um dos lugares que mais gostava. Ele parte, mas deixa eternizado seu carisma e amor ao companheirismo, símbolo da causa rotária”, pontou Vinícius.

EM ALTA

Sair da versão mobile