Regional
Várzea Alegre: Interessados debatem manejo correto da cotonicultura
A secretaria de Desenvolvimento Agrário e Econômico de Várzea Alegre realizou no auditório Raimundo Lucas (Bidinho) do Sindicato dos Trabalhadores Rurais encontro para discutir sobre o projeto de revitalização do algodão e repassar para os produtores rurais orientações sobre o manejo correto da cotonicultura. Entidades parceiras participaram da reunião: Ematerce, Embrapa e Federação das Associações Comunitárias de Várzea Alegre (Famuva).
Uma das orientações é que após a colheita, os agricultores destruam os restos da plantação. Segundo Cícero Izidório, secretário de Desenvolvimento Agrário e Econômico de Várzea Alegre, essa ação é de fundamental importância para combater a praga do bicudo.
Houve apresentação de medidas fitossanitárias para a prevenção e o controle da praga bicudo do algodoeiro e critérios para o cultivo de algodão no Ceará.
”Mesmo com toda limitação financeira, o município de Várzea Alegre conseguiu revigorar a nossa agricultura familiar, prova disso é o sucesso do projeto “Ouro Branco”, disse o secretário, Cícero Izidório.
Pedro Bezerra, técnico do escritório local da Ematerce destacou a importância da retomada do cultivo do algodão para fortalecer o agricultor e incentivá-lo a produzir com eficiência.
Evilásio José, gerente da Ematerce, ressaltou que o projeto de revitalização do algodão tem grande importância econômica para os agricultores e que essa normatização só irá ajudar no processo de resgate da cotonicultura.
Gildo Pereira – técnico da Embrapa, detalhou a portaria do governo que regulamenta o plantio do algodão no Estado. “O governo tem a preocupação com a volta do bicudo, portanto, através da Adagri (Agência de Defesa Agropecuária), haverá fiscalização dos plantios. A normatização só vem a ajudar o nosso agricultor no manejo correto durante plantio, colheita e no período entressafra” – afirmou Gildo.
-
Brasil7 dias atrásMoraes acusa Mendonça de abuso de autoridade, improbidade e crime de responsabilidade e pede providências a Fachin
-
Brasil7 dias atrásPESQUISAS – Ciro ainda lidera, mas Elmano encurta a distância em ritmo acelerado”.
-
Curiosidades6 dias atrásMaturidade, e não criação, pode explicar comportamento de quem nasceu entre 1955 e 1978
-
Brasil6 dias atrásConselho Nacional de Política Cultural recebe inscrições até 22 de setembro
-
Brasil7 dias atrásBrasil terá Japão e Singapura como adversários em amistosos de novembro
-
Ceará6 dias atrásEquipe conquista ouro na Olimpíada de História em homenagem a estudante cearense em tratamento contra câncer
-
Brasil6 dias atrásBanco do Nordeste terá R$ 60,9 bilhões para financiar projetos em 2027
-
Noticias7 dias atrásFilha espera completar 18 anos, doa rim e salva o pai após 14 anos de hemodiálise no Ceará
