A Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos realiza nesta terça-feira (22) e na quarta-feira (23) a entrega de 200.830 tíquetes do vale gás social a prefeitos, secretários ou representantes municipais e às entidades vinculadas ao Cartão Mais infância Ceará para distribuição às famílias dos 184 municípios do Ceará.

A expectativa é que, ainda nesta semana, os gestores municipais iniciem a distribuição do benefício às comunidades de seus municípios. Com o tíquete em mãos, cada família tem direito a uma recarga no botijão de gás de 13 kg.

Nesta terça-feira (22), serão distribuídos tíquetes para 92 municípios das regiões Metropolitana de Fortaleza, Cariri, Centro Sul, Maciço de Baturité e dos litorais Norte e Oeste. Na quarta-feira (23) serão contemplados os municípios do Vale do Jaguaribe, de Sobral, dos sertões de Canindé, Central e de Crateús, Litoral Norte e da Serra da Ibiapaba.

A titular da SPS, Onélia Santana, destaca a importância vale gás social às famílias cearenses. “Com esse novo lote, serão mais de 1,3 milhão de vales entregues em três anos. Mais do que uma simples recarga gratuita do botijão de gás, três vezes por ano, esse benefício representa comida na mesa de milhares de famílias, revela o compromisso e a sensibilidade do Governo do Ceará com a alimentação do povo cearebse”, destaca.

Este é o terceiro lote entregue este ano, totalizando 621.772 unidades. Nos últimos três anos, foram entregues 1.324.574 tíquetes às famílias em situação de extrema vulnerabilidade social, em decorrência da pandemia e da crise econômica do País. Administrado pela SPS, o programa foi criado pelo governo do Estado, no início da pandemia de coronavírus.

Critérios para receber o vale-gás

 

Podem receber o vale gás de cozinha as beneficiárias do Cartão Mais Infância Ceará; as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil, com renda inferior ou igual a R$ 150; e famílias que possuem jovens em situação de vulnerabilidade social inscritos no programa Virando o Jogo.

Para saber se você tem direito ao vale gás e ter acesso à data de retirada do benefício, ligue para 156, ou veja a lista disponível no site da SPS.

Para receber o vale gás em um dos Cras, é preciso ter em mãos RG, CPF, NIS e comprovante de endereço. Com o tíquete em mãos, há três formas de receber a recarga: indo direto à revenda mais próxima da Nacional Gás; entrando em contato com a distribuidora da Nacional Gás da sua região; ou pelo canal de atendimento da empresa no telefone 0800-7021200.

Fonte: G1 CE