Connect with us

Ceará

Funceme registra precipitações em 105 municípios

[caption id="attachment_2583" align="alignleft" width="600"]O Açude Figueiredo, localizado entre Iracema e Alto Santo, e que levou anos para sua construção em vista de disputas judiciais, finalmente recebe água pela primeira vez após sua inauguração. Ele foi construído pelo DnocsFOTO: JANUÁRIO LIMAO Açude Figueiredo, localizado entre Iracema e Alto Santo, e que levou anos para sua construção em vista de disputas judiciais, finalmente recebe água pela primeira vez após sua inauguração. Ele foi construído pelo DnocsFOTO: JANUÁRIO LIMA[/caption]Apesar das chuvas verificadas nos últimos dias, não houve recarga considerável nos açudes cearenses. Choveu em 105 municípios, ontem, no Estado, de acordo com registro da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A maior ocorreu em Iracema (68mm), seguida de Jaguaribara (54mm) e Ererê (63mm). As chuvas ocorreram com maior frequência na área Leste, desde Beberibe, no Litoral Norte, até o Cariri cearense, no Sul do Estado. De acordo com a Funceme, a tendência é que esse quadro favorável deve perder força nas próximas 48 horas. O meteorologista da Funceme, Raul Fritz, explicou que essas precipitações registradas na madrugada de ontem foi provocada por dois sistemas. No Litoral Norte, houve influência de um ramo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal fator de chuvas no Nordeste. “A Zona de Convergência desceu um pouco, isto é, aproximou-se mais da costa do Ceará”, disse.

Publicado

on

O Açude Figueiredo, localizado entre Iracema e Alto Santo, e que levou anos para sua construção em vista de disputas judiciais, finalmente recebe água pela primeira vez após sua inauguração. Ele foi construído pelo DnocsFOTO: JANUÁRIO LIMA

O Açude Figueiredo, localizado entre Iracema e Alto Santo, e que levou anos para sua construção em vista de disputas judiciais, finalmente recebe água pela primeira vez após sua inauguração. Ele foi construído pelo DnocsFOTO: JANUÁRIO LIMA

O Açude Figueiredo, localizado entre Iracema e Alto Santo, e que levou anos para sua construção em vista de disputas judiciais, finalmente recebe água pela primeira vez após sua inauguração. Ele foi construído pelo DnocsFOTO: JANUÁRIO LIMA

Apesar das chuvas verificadas nos últimos dias, não houve recarga considerável nos açudes cearenses. Choveu em 105 municípios, ontem, no Estado, de acordo com registro da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A maior ocorreu em Iracema (68mm), seguida de Jaguaribara (54mm) e Ererê (63mm). As chuvas ocorreram com maior frequência na área Leste, desde Beberibe, no Litoral Norte, até o Cariri cearense, no Sul do Estado. De acordo com a Funceme, a tendência é que esse quadro favorável deve perder força nas próximas 48 horas. O meteorologista da Funceme, Raul Fritz, explicou que essas precipitações registradas na madrugada de ontem foi provocada por dois sistemas. No Litoral Norte, houve influência de um ramo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal fator de chuvas no Nordeste. “A Zona de Convergência desceu um pouco, isto é, aproximou-se mais da costa do Ceará”, disse.

As precipitações verificadas na área Leste com maior intensidade na região Jaguaribana foram provocadas por influência de ventos do Oceano Atlântico que encontraram altas umidades. “Esse modelo atual tem formação rápida e é diferente daquele que provocou chuvas no início da semana, favorecidas por ventos de Nordeste que convergiram com alta umidade relativa do ar”, explicou Fritz. “Nessa época do ano, diferentes fatores atuam sobre o Ceará, provocando chuvas localizadas”.

Fenômeno

A Funceme encontra limites na previsão de ocorrência de chuvas porque os sistemas apresentam formação rápida e também se dissipam com facilidade. “A gente olha para as fotos de satélite e não há formação de nuvens de chuvas, mas poucas horas depois já pode iniciar um sistema localizado que favorece as precipitações”, disse Fritz.

Os meteorologistas da Funceme acompanham diariamente as condições atmosféricas, pressão, formação de nuvens, a localização da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) principal sistema formador de chuvas no Nordeste, e a temperatura das águas superficiais dos oceanos Atlântico e Pacífico. “Infelizmente, no geral, não temos um modelo que aponte para boas condições de precipitações”, reafirmou Fritz.

As últimas chuvas caídas desde a semana passada em várias regiões do Ceará, embora localizadas, trouxeram alívio para os produtores rurais. A terra molhada facilitou o surgimento de pastagem nativa para alimentar o rebanho. Em decorrência das dificuldades de aquisição de milho e de ração, com preços elevados, para os animais, os criadores festejam as últimas precipitações que banham o Estado.

Por serem chuvas localizadas e de reduzida intensidade, ainda não há recarga dos principais reservatórios do Estado. Onde houve, é praticamente insignificante com menos de 10%. O acúmulo médio nos açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) é de 43%.

Apesar de a situação ser crítica, os grandes reservatórios ainda acumulam reserva favorável de água. O Castanhão, o maior do Estado, está com quase 52% da capacidade. O volume atual do Açude Orós chega a 65% e do Trussu, no Alto Jaguaribe, que abastece a cidade de Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará, está com 70,5% de sua capacidade.

Depois de vários anos de construção e luta na justiça por indenizações de antigos proprietários de terra, o Açude Figueiredo, edificado pelo Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs), entre os municípios de Iracema e Alto Santo, no Leste do Ceará, ficou pronto em janeiro passado e agora com as recentes chuvas recebeu as primeiras águas. O reservatório tem capacidade para acumular 520 milhões de metros cúbicos de água. Até a semana passada, por falta de chuvas, estava seco.

De acordo com monitoramente da Cogerh, atualmente, só dois açudes estão com volume acima de 90%. São eles: Curral Velho, localizado no município de Morada Nova, na Bacia do Rio Banabuiú, que está com 94,4%; e Gavião, em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza, que tem 94,62%. Com volume inferior a 30%, há 70 açudes. As últimas chuvas trouxeram melhoria para os criadores, mas o quadro de estiagem permanece grave.

Pasto

“Em algumas áreas surgiram um pouco de pasto nativo, que ajuda na alimentação do rebanho, disse o produtor, Marconi Souza, da localidade de Santa Rosa, na zona rural de Iguatu.

O agricultor, Paulo Alencar, esteve, ontem pela manhã, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu e relatou esperança de colher um pouco de milho e de feijão que cultivou no fim do mês passado. Em todo o Estado, os criadores reclamam na demora das ações governamentais para a convivência com a estiagem.

“Há vários anúncios, promessas, mas na prática, os recursos não chegam até o campo no momento e na quantidade necessária”, observou a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Natália Feitosa.

Mais informações:

Funceme – Fortaleza

Telefone: (85) 3101. 1117

www.funceme.gov.br

Cogerh

(88) 3218.7038

Fonte: Diario do Nordeste

Radio Ao vivo

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos2 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 26/04/2024

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 26/04/2024

Ceará3 dias atrás

Expocrato 2024 inicia montagem de megaestrutura

Noticias3 dias atrás

Portugal reconhece, pela primeira vez, a responsabilidade do país pela escravidão no Brasil

Noticias3 dias atrás

Mulher é arrastada por correnteza do Rio Jaguaribe, ao tentar atravessar passagem molhada

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 25/04/2024

Ceará3 dias atrás

Aproximadamente um em cada três domicílios cearenses enfrentam algum grau de insegurança alimentar

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 25/04/2024

Iguatu4 dias atrás

Processo de Degradação Ambiental Ameaça a Lagoa da Bastiana em Iguatu

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 24/04/2024

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 24/04/2024

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 23/04/2024

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 23/04/2024

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2024

Noticias6 dias atrás

Apenas 22% do público-alvo está vacinado contra a gripe

Videos6 dias atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 22/04/2024

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 22/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 19/04/2024

Noticias1 semana atrás

Aposta feita na cidade de Jucás, no Ceará, acertou cinco dezenas e levou o prêmio de R$ 49.552,51

Noticias1 semana atrás

Ceará é o décimo estado brasileiro com a maior proporção de cidadãos sem renda

Iguatu1 semana atrás

Terminal Intermodal e Porto Seco: Iguatu Mantém Esperanças e Corre Contra o Tempo

Brasil1 semana atrás

Dia dos Povos Indígenas, entenda a mudança do nome e história da data

Mundo1 semana atrás

Risco de uma nova guerra mundial existe, caso o conflito entre Israel e Irã se consolide

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 19/04/2024

Noticias1 semana atrás

Ministros do STF estão analisando decisão judicial sobre bloqueio nacional do WhatsApp

Ceará1 semana atrás

Quase 50 mil casos a mais da ‘virose da mosca’, foram registrados no Ceará este ano

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 19/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 18/04/2024

Ceará1 semana atrás

Ambulância atola em estrada de terra a caminho da casa de paciente em Acopiara

Ceará1 semana atrás

Enfermeira teria matado amante após engravidar e não querer que ele assumisse a criança no CE

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 26/04/2024

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 26/04/2024

Ceará3 dias atrás

Expocrato 2024 inicia montagem de megaestrutura

Noticias3 dias atrás

Portugal reconhece, pela primeira vez, a responsabilidade do país pela escravidão no Brasil

Noticias3 dias atrás

Mulher é arrastada por correnteza do Rio Jaguaribe, ao tentar atravessar passagem molhada

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 25/04/2024

Ceará3 dias atrás

Aproximadamente um em cada três domicílios cearenses enfrentam algum grau de insegurança alimentar

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 25/04/2024

Iguatu4 dias atrás

Processo de Degradação Ambiental Ameaça a Lagoa da Bastiana em Iguatu

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 24/04/2024

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 24/04/2024

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 23/04/2024

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 23/04/2024

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2024

Noticias6 dias atrás

Apenas 22% do público-alvo está vacinado contra a gripe

Videos6 dias atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 22/04/2024

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 22/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 19/04/2024

Noticias1 semana atrás

Aposta feita na cidade de Jucás, no Ceará, acertou cinco dezenas e levou o prêmio de R$ 49.552,51

Noticias1 semana atrás

Ceará é o décimo estado brasileiro com a maior proporção de cidadãos sem renda

Iguatu1 semana atrás

Terminal Intermodal e Porto Seco: Iguatu Mantém Esperanças e Corre Contra o Tempo

Brasil1 semana atrás

Dia dos Povos Indígenas, entenda a mudança do nome e história da data

Mundo1 semana atrás

Risco de uma nova guerra mundial existe, caso o conflito entre Israel e Irã se consolide

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 19/04/2024

Noticias1 semana atrás

Ministros do STF estão analisando decisão judicial sobre bloqueio nacional do WhatsApp

Ceará1 semana atrás

Quase 50 mil casos a mais da ‘virose da mosca’, foram registrados no Ceará este ano

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 19/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 18/04/2024

Ceará1 semana atrás

Ambulância atola em estrada de terra a caminho da casa de paciente em Acopiara

Ceará1 semana atrás

Enfermeira teria matado amante após engravidar e não querer que ele assumisse a criança no CE

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 26/04/2024

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 26/04/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 25/04/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 25/04/2024

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 24/04/2024

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 24/04/2024

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 23/04/2024

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 23/04/2024

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2024

Videos6 dias atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 22/04/2024

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 22/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 19/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 19/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 19/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 18/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 18/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 17/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 17/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 16/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 16/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 15/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 15/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 12/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 12/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 11/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 11/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 10/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 10/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 08/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 08/04/2024

EM ALTA