Iguatu

Urnas eletrônicas de Iguatu, Cedro e Quixelô recebem mídias e são encaminhadas aos locais de votação

Published

on

As urnas eletrônicas, que serão usadas nas eleições 2018 em Iguatu, Quixelô e Cedro, comarcas que integram a 13ª Zona Eleitoral, receberam na última segunda-feira, 01, os dados dos candidatos e partidos. O trabalho de recarga dos equipamentos foi feito por uma empresa terceirizada contratada pelo TRE-Tribunal Regional Eleitoral, a Inova Tecnologia.

A operação de programação das urnas envolveu 16 técnicos contratados pela empresa, sob a supervisão do TRE e TSE e atende a critérios minuciosos de modo que possa garantir todo sigilo e segurança. O juiz eleitoral de Iguatu, Ramonilson Carneiro Bezerra,  e o promotor eleitoral, Alexandre Paschoal Konstantinou presidiram no Fórum Eleitoral, a solenidade pública de carga das urnas.  “Foi um dos últimos atos preparatórios para o dia do pleito. A urna é equipamento estéreo e ela tem que ser carregada com as informações com o nome dos candidatos fotos e números”, disse Ramonilson Carneiro.

As urnas receberam na segunda-feira as mídias com nomes e números dos candidatos – (Foto Thiedo Henrique/Mais FM)

As urnas eletrônicas não funcionam com nenhuma conexão com a internet. Técnicos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), após abertura de envelopes com as mídias (cartões de memória), pelo magistrado, passaram a instalar os dados com números dos candidatos no sistema de informação das unidades de votação.

O procedimento de recargada possui oito camadas de segurança que asseguram a lisura da votação, cada urna recebe um lacre exclusivo com assinatura do juiz e do promotor que presidem o pleito. “As mídias vão ser levadas para as urnas eletrônicas, de forma manual, uma por uma. Essa é, inclusive, uma das garantias que a gente sempre explica para todo mundo que a urna eletrônica não é ligada a nenhum tipo de dispositivo de rede e assim, ela não pode ser invadida”, explicou o juiz.

Teste

Os equipamentos passam por vários testes, no período de dois anos, com avaliações a cada 45 dias. Antes de receber os dados para o novo pleito, o equipamento é totalmente esvaziado, quando são apagados da memória eletrônica as informações da eleição anterior. “É um trabalho de grande dimensão, aberto para que todos os interessados o conheçam. É importante dar transparência, e nós estamos fazendo isso”

Saiba ainda

Ao todo serão usadas 265 urnas em Iguatu, 52 em Quixelô e 143 em Cedro. O técnico Cabral Souza informou que nenhuma secção eleitoral está desprovida de energia elétrica. Caso ocorra falta de energia, cada urna é equipada com baterias internas que suportam até 12 horas. Hoje acontece a distribuição das urnas nos locais de votação. As urnas já vão permanecer no prédio onde vão funcionar as sessões eleitorais, desde o ato da entrega.

EM ALTA

Sair da versão mobile