A Universidade Estadual do Ceará (Uece) acaba de obter aprovação pelo programa Cientista Chefe, da Funcap, para execução do projeto chamado Inovafauna, coordenado pelo professor da Faculdade de Veterinária (Favet/Uece), Vicente Freitas.

O projeto vai contar com equipe formada pelo professor da Feclesc/Uece e divulgador científico Hugo Fernandes Ferreira (responsável pelos subprojetos 1 e 3) e pelas professoras Luciana Magalhães Melo (Unifametro) e Maiana Silva Chaves (Funcap/CNPq).

O projeto geral será dividido em três subprojetos, que visam coordenar ações voltadas para a preservação da fauna no Ceará, como explica o professor Vicente Freitas.

Um dos sub-projetos tem como objetivo utilizar biotécnicas de reprodução de espécies ameaçadas de extinção. O professor Vicente Freitas detalha a iniciativa.

Segundo o professor Vicente Freitas, a biotécnica de reprodução vai trabalhar inicialmente a preservação do veado, mas outras espécies ameaçadas podem passar pelo mesmo processo.

O Inovafauna é o oitavo projeto desenvolvido pelo Programa Cientista Chefe Meio Ambiente, que integra o programa Cientista Chefe, da Funcap, buscando solução de problemas na área ambiental, no apoio a pesquisadores no Ceará, na abertura de mercado para novos produtos e trabalhos, articulando ações com o setor produtivo, instituições governamentais, grupos de pesquisa em universidades públicas e privadas e demais entidades interessadas na temática ambiental.