Brasil

TSE inicia julgamento virtual do recurso de Bolsonaro contra inelegibilidade

Published

on

O ex-presidente Jair Bolsonaro terá seu recurso contra a inelegibilidade julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a partir do dia 22 de setembro. O julgamento será virtual, sem deliberação presencial dos ministros, e deve durar até o dia 28.

Bolsonaro foi condenado pelo TSE por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, ao realizar uma reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada, em julho de 2022, para criticar o sistema eletrônico de votação. A reunião foi questionada pelo PDT, que alegou que Bolsonaro se aproveitou da estrutura pública para fazer campanha antecipada.

A defesa de Bolsonaro argumentou que a reunião ocorreu antes do período eleitoral e que ele não era candidato oficial à presidência na época. Segundo a defesa, a punição cabível seria apenas uma multa, e não a perda dos direitos políticos por 8 anos.

O recurso de Bolsonaro será analisado pelos sete ministros do TSE, que poderão manter ou reformar a decisão que o tornou inelegível. O resultado do julgamento poderá ter impacto nas eleições presidenciais de 2024, caso Bolsonaro pretenda concorrer novamente.

EM ALTA

Sair da versão mobile