Ceará

Tropas federais vão atuar durante 2º turno das eleições em Fortaleza

Published

on

A Corte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (18) o envio de tropas federais para o 2º turno das eleições em Fortaleza. O pedido foi feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE) que aprovou a solicitação durante sessão no último dia seis deste mês.

A matéria foi levada ao Pleno do tribunal depois que o governador do Estado, Camilo Santana, em resposta ao Presidente do TRE, posicionou-se “favorável à presença das tropas federais, em Fortaleza, no próximo dia 30 de outubro”.

Crimes eleitorais no primeiro turno
Sessenta e quatro crimes eleitorais foram registrados durante o 1º turno das eleições em todo o Ceará, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). Segundo o TRE, os mais comuns foram compra de votos e boca de urna, mas também ocorreram transporte ilegal de passageiros e uso de carro de som.

Trinta e duas pessoas foram presas no Ceará no domingo (2) por crimes eleitorais, de acordo com a Polícia Federal. Ao todo, a instituição cumpriu 40 mandados de busca e apreensão e realizou 28 flagrantes.

Em uma das abordagens, o secretário de Ciência e Tecnologia do estado do Ceará, Inácio Arruda (PCdoB), a filha, Nara Arruda, uma amiga dela e a mulher, Terezinha Braga, foram levados à Polícia Federal em Fortaleza após uma confusão.

Os policiais militares que participaram da ocorrência e estiveram na Polícia Federal preferiram não conceder entrevista. Em 4 de outubro, associações ligadas a policiais militares divulgaram nota em que afirmam que “os procedimentos, desde o início da abordagem até a finalização na sede da PF, foram feitos dentro da legalidade e da lisura profissional, seguindo as normas técnicas dos profissionais de segurança pública”.

Fonte: G1/CE

EM ALTA

Sair da versão mobile