Ceará

Tragédia em Barro: há 20 anos, acidente com ônibus deixou 42 mortos no Ceará

Published

on

Em um sábado de Carnaval, um ônibus transportando 42 passageiros, incluindo várias crianças, estava a caminho de Salvador. O veículo, pertencente à Viação Itapemerim, havia partido de Fortaleza e viajado aproximadamente 450 quilômetros em direção à capital baiana. No entanto, ao fazer uma curva na BR-116, o ônibus saiu da estrada e caiu no açude Cipó, localizado no município de Barro, no Ceará. Infelizmente, todos os passageiros perderam suas vidas.

A tragédia, que completou 20 anos na última quarta-feira, ainda é lembrada por muitos cearenses. “Muitas pessoas acendem velas, e há momentos em que familiares param aqui na estrada, fazem suas orações. Nós também fazemos nossa parte quando passamos por aqui, porque somos humanos”, relata o agricultor Francisco Saraiva, que presenciou o acidente na época.

Até hoje, o acidente está cheio de incertezas. Não se sabe ao certo o que causou o desastre – se foi um erro humano ou uma falha mecânica. O ônibus estava fazendo a rota para Salvador, atravessando o interior do Ceará, depois cruzando o interior de Pernambuco e entrando no norte da Bahia.

O acidente aconteceu por volta das 4h30. O ônibus já estava em Barro, na região do Cariri, que faz fronteira com os estados do Rio Grande do Norte e Pernambuco, a apenas três cidades de deixar o território cearense. De acordo com testemunhas, o ônibus saiu da pista na BR-116 e submergiu no açude.

 

EM ALTA

Sair da versão mobile