Outros Esportes

Thiago vai às semis dos 200m medley e inicia busca por medalha inédita

[caption id="attachment_4971" align="alignleft" width="600"]Thiago Pereira faz o sexto tempo das eliminatórias dos 200m medley (Foto: Satiro Sodré / SS Press)Thiago Pereira faz o sexto tempo das eliminatórias dos 200m medley (Foto: Satiro Sodré / SS Press)[/caption]Depois da prata olímpica, nadador brasileiro sonha agora subir ao pódio do Mundial. Além dele, outros quatro brasileiros avançam para a próxima fase

Published

on

Thiago Pereira faz o sexto tempo das eliminatórias dos 200m medley (Foto: Satiro Sodré / SS Press)

Depois da prata olímpica, nadador brasileiro sonha agora subir ao pódio do Mundial. Além dele, outros quatro brasileiros avançam para a próxima fase

A primeira medalha de Thiago Pereira em Mundial pode estar a apenas duas provas de distância do nadador brasileiro. Nessa quarta-feira, o medalhista de prata nas Olimpíadas de Londres iniciou sua busca pelo pódio inédito avançando para as semifinais dos 200m medley. Tranquilo, economizou energia no fim da disputa e se classificou com o sexto tempo no geral. Outro representante do país, Henrique Rodrigues ficou em sétimo e também garantiu vaga entre os 16 que voltam para a piscina nesta tarde.

Na última série dos 200m medley, Thiago Pereira fez sua estreia no Mundial de Barcelona 2013 na raia ao lado de seu principal rival, Ryan Lochte. O brasileiro dominou quase toda a bateria, mas, nos últimos 50m, desacelerou e terminou em segundo, atrás do americano. Na classificação geral, ficou com o sexto tempo (1m58s54). O húngaro Laszlo Cseh foi o mais rápido, com 1m57s70, seguido pelo japonês Kasuke Hagino (1m57s73) e o chinês Shun Wang (1m57s83).

–  Eu estava acompanhando muito o Ryan. Sabia que ele daria uma segurada, e eu fiquei o tempo todo ali. Já estava ansioso para estrear. Todo mundo já estava nadando, e eu ainda não tinha competido. Acaba batendo um pouco ansiedade. Você quer sentir logo esse clima de competição, a adrenalina. Foi tudo novo para mim agora. Mas fiquei muito satisfeito com o tempo, o resultado e o jeito que nadei – disse Thiago.

Nos 200m borboleta feminino, Joanna Maranhão superou uma crise de pânico que teve antes da prova e beliscou a última vaga para as semifinais. Com o tempo de 2m11s14, a brasileira terminou em 16° na classificação geral. A dona da casa Mireia Belmonte fez a melhor marca das eliminatórias: 2m07s21. A húngara Katinka Hosszu (2m07s51) e a japonesa Natsumi Hoshi (2m07s59) ficaram em segundo e terceiro, respectivamente.

– Foi excelente. De manhã, eu senti uma pressão muito grande, vinda de mim mesma. Senti um nervoso, tive uma crise de pânico. Até chorei. Mas algumas pessoas me lembraram o óbvio: que eu nado para mim. O importante é fazer o meu melhor. Isso aqui é só mais um campeonato – desabafou Joanna, que tinha ficado frustrada com a não classificação para as semifinais nos 200m medley.

Marcelo Chierighini também garantiu presença nas semifinais dos 100m livre desta tarde. O velocista brasileiro, que treina nos Estados Unidos, chegou a passar pelos 50m em primeiro lugar na sua série, mas cansou no fim e terminou em quinto, em 49s05. Mesmo distante de seus melhores tempos, ele conseguiu avançar para a próxima fase em 15° no geral. Já Fernando Santos, outro brasileiro na disputa, ficou apenas em 25° lugar e se despediu da prova. Com a marca de 47s71, o australiano James Magnussen liderou as eliminatórias, seguido pelo polonês Konrad Czerniak (48s50) e o russo Nikita Lonintsev (48s51).

– Os tempos foram meio altos. Não gostei muito do meu. Estou nadando meio preso de manhã. Estou sentindo muito o final da prova, principalmente a perna. Mas é um alívio ter conseguido pegar a semifinal. Agora vou ajustar os detalhes que eu errei aqui. Acho que posso passar (pelos 50m) mais fácil, economizando um pouco mais de energia – disse Chierighini.

Depois da frustração de ter ficado fora das semifinais dos 100m costas, Etiene Medeiros conseguiu avançar nos 50m costas. A brasileira fez o quinto tempo (28s16) das eliminatórias. As chinesas Yuanhui Fu e Jing Zhao foram as duas mais rápidas da manhã, com as marcas de 27s55 e 27s81, respectivamente. A japonesa Aya Terakawa se classificou para a próxima fase em terceiro (28s05).

– Foi um tempo bom. Não é expressivo, mas agora vou para a semifinal para tentar fazer o máximo. Notei que a minha saída foi um pouco lerda. Acho que, se eu ajustar esse ponto, vai sair bem menos do que hoje de manhã. E 50m é força total, tem que dar o máximo para chegar na final.

Fonte: Globo Esporte

EM ALTA

Sair da versão mobile