eleições 2022
Teste nas urnas mostra que não houve divergência de resultados no 1º turno, diz TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou na quinta-feira (6) o relatório final do teste de integridade das urnas com biometria e, de acordo com o documento, não houve divergências durante a eleição do primeiro turno. Ao final da sessão de hoje, o ministro Alexandre de Moraes afirmou que o resultado do projeto comprovou a lisura do sistema eleitoral.
“Todos se recordam que neste ano ao invés das tradicionais 100 urnas, realizamos em 641 urnas. E como só poderia acontecer, obviamente, integralmente para comparar exatamente os votos dados em papel, que são preenchidos anteriormente por escolas, estudantes, partidos políticos e digitados no momento da realização do Teste de Integridade, digitado pelos servidores da Justiça Eleitoral”, disse.
Ainda segundo Moraes, 58 sessões eleitorais, em 20 estados da federação e no Distrito Federal, participaram do projeto piloto do Teste de Integridade com biometria.
As urnas foram submetidas ao teste que é tradicionalmente realizado no dia das eleições, pela Justiça Eleitoral. As cédulas impressas e pré-preenchidas são digitadas por servidores da Justiça Eleitoral nas urnas incluídas na testagem. É um jeito de checagem do registro dos equipamentos eletrônicos.
A novidade neste ano foi a biometria de eleitores reais. A medida era uma reivindicação do Ministério da Defesa, que integra com o TSE e outros órgãos uma comissão de transparência das eleições.
Fonte: CNN Brasil
-
Iguatu2 semanas atrás
JUSTIÇA BARRA CRIAÇÃO DE QUASE 600 CARGOS EM IGUATU E MANDA INVESTIGAR ‘CALAMIDADE’ FINANCEIRA
-
Noticias1 semana atrás
Junho de 2025 foi o terceiro mais quente já registrado no planeta, diz observatório europeu
-
Noticias1 semana atrás
Gigantes como Mercado Livre, Shopee e Assaí negociam instalação no Porto Seco de Quixeramobim
-
Iguatu2 semanas atrás
Denúncia aponta uso indevido de refeições da Cozinha Comunitária de Iguatu por servidores da Prefeitura
-
Noticias1 semana atrás
PF investiga deputado Júnior Mano, do Ceará, por desvios de verbas, fraudes em licitações e uso irregular de emendas parlamentares
-
Noticias1 semana atrás
Homem faz gestos obscenos para crianças, mata vizinho que o confrontou e tem casa incendiada pela população
-
Iguatu5 dias atrás
Justiça Eleitoral Condena Prefeito de Iguatu e vice por Abuso de Poder Econômico e Ligação com Facção Criminosa em Eleições 2024
-
Noticias1 semana atrás
Caminhão tomba e bloqueia trecho da BR-226, em Pedra Branca, no interior do Ceará