Curiosidades

Telescópio detecta primeiro planeta com atmosfera dominada por vapor d’água

Published

on

Cientistas descobriram um planeta “diferente de tudo que já vimos antes” a quase 100 anos-luz de distância: um mundo aproximadamente duas vezes maior que a Terra, com uma atmosfera predominantemente composta de vapor de água quente. O planeta, denominado GJ 9827 d, foi registrado pelo Telescópio Espacial James Webb e está sendo chamado de “mundo de vapor” pelos cientistas, que acreditam que esta descoberta pode transformar a nossa busca por planetas potencialmente habitáveis.

O estudo, liderado por Caroline Piaulet-Ghorayeb, do Instituto Trottier de Pesquisa em Exoplanetas da Universidade de Montreal, foi publicado no The Astrophysical Journal Letters no início de outubro. “Esta é a primeira vez que vemos algo assim”, comentou Eshan Raul, estudante de graduação da Universidade de Michigan que analisou os dados do telescópio. “Para ser claro, este planeta não é habitável, pelo menos para os tipos de vida que conhecemos na Terra. Ele parece ser composto principalmente de vapor de água quente.”

Quase todos os planetas observados em outras galáxias possuem atmosferas compostas por elementos mais leves, como hidrogênio e hélio. “GJ 9827 d é o primeiro planeta onde detectamos uma atmosfera rica em moléculas pesadas, semelhante aos planetas terrestres do Sistema Solar. Este é um grande avanço”, afirmou Piaulet-Ghorayeb.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM ALTA

Sair da versão mobile