Brasil

TCESP fiscaliza unidades de saúde e encontra equipamentos quebrados e remédios vencidos

Published

on

Uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) encontrou irregularidades em 170 unidades de saúde gerenciadas por organizações sociais (OS) no estado. A fiscalização foi feita na quinta-feira (16) em 98 cidades e constatou problemas como equipamentos quebrados, remédios vencidos, falta de vistoria dos bombeiros e dificuldade de transferência de pacientes.

As unidades de saúde fiscalizadas recebem recursos públicos para prestar serviços à população. Entre janeiro e junho deste ano, o governo estadual repassou mais de R$ 4 bilhões e as prefeituras quase R$ 3,5 bilhões para as OS da área da saúde. O presidente do tribunal, conselheiro Sidney Beraldo, disse que os gestores públicos têm a obrigação de acompanhar e fiscalizar a atuação dessas entidades.

A auditoria foi um desdobramento de uma fiscalização feita em outubro do ano passado. Os números serão comparados e divulgados na próxima semana, mostrando quais providências foram tomadas. Em alguns casos, os donos das OS concordaram em fazer o registro dos trabalhadores em carteira de trabalho e pagar as indenizações.

A Secretaria de Estado da Saúde informou que aguarda o relatório final da fiscalização com os apontamentos em cada unidade de saúde para posterior análise e tomada das providências cabíveis. A auditoria do TCESP visa garantir a qualidade e a eficiência dos serviços de saúde prestados à população.

EM ALTA

Sair da versão mobile