Iguatu

Tachões são retirados de vias públicas de Iguatu, após solicitação do MP

Published

on

Buscar meios para controlar de forma eficiente a velocidade dos carros em vias públicas é uma medida de segurança preventiva recorrente e necessária, mas que pode incorrer em irregularidades. Cones, lombadas e tachões são alguns dos recursos comumente utilizados. O último foi muito utilizado nos últimos anos em Iguatu embora o uso de tachas e tachões transversalmente à via pública sejam proibidos desde 2009, conforme Resolução Nº 336, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Em meio à resolução e a uma solicitação do Ministério Público (MP) do Estado do Ceará, a Prefeitura de Iguatu, através da Secretaria do Trânsito e Segurança, deu início à retirada das tachas e tachões, que funcionam como redutores de velocidade, das vias públicas do município.

De acordo com o secretário do Trânsito e Segurança, Antônio Filho, a retirada atende aos ofícios enviados a sua pasta no final do ano passado. “O principal objetivo dessa medida é atender e cumprir a recomendação do Ministério Público, através da Promotoria de Justiça, que vem cobrando da administração o cumprimento da resolução do CONTRAN, que estabelece padrões e critérios para a instalação de ondulações transversais”, afirmou o secretário.

Nas principais ruas do centro de Iguatu como Dr. João Pessoa, 23 de novembro, Gustavo Correia Lima, 13 de maio, Epitácio Pessoa e ainda na Guilherme de Oliveira não há mais o redutor. A secretaria informa que a retirada iniciada na última quarta-feira, 25, será um processo gradativo acompanhada de informações em veículos de comunicações como rádio e notas em redes sociais.

Depois da retirada, equipes da secretaria farão a devida sinalização vertical e horizontal apropriada e autorizada pela legislação vigente. A promotoria já havia recomendado a retirada porque, segundo a resolução, a utilização destes dispositivos causa danos aos veículos e defeitos no pavimento.

EM ALTA

Sair da versão mobile