Política

SINPORF vai à CMI e apresenta reivindicações da categoria

Published

on

Com a presença de membros do Sindicato dos Professores de Iguatu (SINPROFI) a sessão da câmara municipal de Iguatu direcionou-se suas discussões envoltas às demandas reivindicadas pela categoria junto à gestão, intensificadas nos últimos dias após ato de paralisação na quarta-feira da semana passada.

Acompanhada da assessoria jurídica, a presidenta do SINPROFI, Edhe Vieira, levou a casa questões como descongelamento do anuênio, atraso dos vencimentos, manutenção dos direitos dos professores readaptados, melhorias de condições de trabalho nas escolas, e transparência na aplicação dos recursos do FUNDEB. “Nós já reunimos a categoria por várias vezes. E ela não está satisfeita com que está acontecendo no momento”.

Todos os parlamentares pontuaram seus questionamentos. O presidente Mário Rodrigues (PDT) apresentou um documento que pontua queda de matriculados na rede municipal no final de 2016, que prejudicou recebimento de recursos estaduais e federais, segundo ele avaliados em mais de R$ 6 milhões que implicam o atual momento financeiro da pasta. “Antes da eleição, Iguatu tinha 2.888 alunos no programa de tempo integral. Após a eleição, o senso apontou 168 alunos. Esse fato acarretou um grande prejuízo do envio de recursos. Estamos seguindo os trâmites legais para convocar a ex-secretária para dar explicações”, afirmou.

Líder de oposição Lindovan Oliveira (PSD) além de mostrar apoio à causa da categoria ressaltou que Iguatu nunca possuiu o programa de ensino integral. “No município nunca teve tempo integral. E sim jornada ampliada. A diferença não é só na nomenclatura e sim na diferença de recursos aplicados”, citou.

Na sexta-feira, dia 15, ocorreu a paralisação geral dos servidores públicos municipais de Iguatu. A decisão foi tomada durante assembleia realizadas pelos; Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SPUMI) e SINPROF que agora se articulam para mobilizar demais centrais sindicais.

A única matéria votada foi a mensagem do executivo que trata do Projeto de Lei trata do PPA – Plano Plurianual – para o quadriênio 2018/2021. A pauta passou em segunda e última votação de forma unânime.

EM ALTA

Sair da versão mobile