Ceará

Seminário discute estratégias para os próximos 30 anos do Estado

Published

on

O Ceará de hoje enxerga um novo Estado daqui a 30 anos. São três décadas vindouras para repensar o desenvolvimento sustentável – de forma socioeconômica e ambiental – e fortalecer a participação coletiva cearense. Diante dos cenários que passaram e dos que estão por vir, será realizado, nestas terça,15, e quarta-feira,16, o seminário “O Ceará que será em 2050”. O evento reunirá sociedade civil, pesquisadores e representantes do Estado no Centro de Eventos do Ceará. As inscrições são gratuitas.

O seminário é uma extensão do Plano Estratégico de Desenvolvimento de Longo Prazo – Ceará 2050, lançado em outubro último pelo governador Camilo Santana. Na ocasião, representantes da Fundação de apoio à Pesquisas no Ceará e Nordeste (Astef) e Universidade Federal do Ceará (UFC), instituições responsáveis pela elaboração da plataforma, também estiveram presentes, além de cerca de mil convidados.

Desde o lançamento do Ceará 2050, de acordo com o Chefe do Gabinete do Governador, Élcio Batista, a UFC tem feito “os estudos necessários para investigar o Ceará dos últimos 30 anos, bem como a radiografia do presente, tentando identificar as potencialidades que temos hoje e quais são os nossos desafios”.

O secretário explica, ainda, que, no evento dos próximos dias, serão apresentadas práticas desenvolvidas em outros estados e países (benchmarking) para “saber se é possível trilhar o mesmo caminho ou adequar aquilo que fizeram ao nosso Estado e à nossa história”. “São experiências que possamos utilizar para o desenvolvimento no Estado. Isso está sendo levantado para que esses modelos possam ser confrontados com a nossa realidade”, disse.

Outro destaque do seminário será a ‘Conferência Magna – Inovação e Desenvolvimento: construindo o futuro que queremos’, apresentada por Rivadávia Alvarenga Neto, ex-presidente da holding de Educação Executiva HSM. O evento será gratuito e terá transmissão via Facebook.

Desde abril, a plataforma Ceará 2050 está colhendo depoimentos, sugestões e críticas da população para explorar a capacidade do Estado. Saúde, educação, seguranças pública e hídrica, geração de emprego e renda são temas pesquisados a fim de acelerar as possibilidades cearenses para o futuro. A Consulta Pública segue até o próximo dia 30 de junho .

EM ALTA

Sair da versão mobile