Ceará
Semace visita 17 municípios por semana para implantar o Cadastro Ambiental Rural no Ceará
O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um instrumento do Código Florestal e disseminar a importância disso, bem como a finalidade do sistema no Ceará, é um exercício diário feito por técnicos da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). De acordo com a Diretoria Florestal (Diflo) da autarquia, cerca de 17 municípios são visitados semanalmente por agentes das sedes de Fortaleza, Crato e Sobral. O objetivo é fortalecer a cadeia de atores do CAR.
Como forma de implementar o Projeto de Cadastramento Ambiental Rural do Estado, com recursos do BNDES – Fundo Amazônia, a Semace tem disponibilizado uma equipe técnica nos territórios do Cariri, Centro-Sul e Vale do Salgado, sertões dos Inhamuns, Crateus, Central, Canindé, Sobral, Litoral Leste, Vale do Jaguaribe, Vale do Curu Aracatiaçu. São cerca de 17 reuniões por semana, alcançando uma média de 136 participantes, envolvendo 109 municípios que possuem área de abrangência inseridas no projeto.
Segundo a técnica da Diflo, Tereza Farias, um dos maiores desafios é lidar com o auto índice de alternância de agentes e atores municipais durante as capacitações promovidas pela Superintendência. “A integração e gestão territorial tem sido a estratégia adotada pela Semace para incentivar a participação de todos na realização do cadastro, visto que a lei 12.651/2012 define a obrigatoriedade da regularização de todas as propriedades e posses, independente do tamanho da área do imóvel”, informou a agente da autarquia.
Para a técnica da Semace, as ações realizadas por agentes da Diflo, Dicra e Disob da Superintendência têm trazido efeitos positivos, “visto que, apesar das dificuldades no Interior, os representantes de entidades públicas e atores que atuam na área agrícola, meio ambiente e recursos hídricos, estão cientes da necessidade de uma ação integrada para realização do CAR e tem contribuído com esta iniciativa”, concluiu.
Assessora de Comunicação da Superintendência Estadual do Meio Ambiente
-
Brasil2 dias atrásMarco Nanini pede desculpas após polêmica com retirada de intérprete de Libras durante peça
-
Brasil2 dias atrásAnvisa aprova novo medicamento para tratamento de câncer de pulmão avançado
-
Esportes2 dias atrásMorre aos 67 anos Jorge Veras, ex-atacante que marcou história no Ferroviário e no Grêmio
-
Mundo2 dias atrásPapa Leão XIV não precisará de tratamento adicional contra câncer de pulmão
-
Ceará2 dias atrásFuncionários da Amazon no Ceará denunciam salários abaixo do mínimo e relatam humilhações
-
Ceará3 dias atrásCidadãos podem solicitar imagens de câmeras de monitoramento de Fortaleza; veja como
-
Noticias3 dias atrásNordeste terá R$ 340 milhões para modernizar redes elétricas e reduzir cortes de energia
-
Brasil3 dias atrásInfluenciadora Malévola Alves e amiga são liberadas após prisão no Egito
