Artigo
SAÚDE MENTAL & TRABALHO: A Influência da Saúde Mental do Trabalhador e da trabalhadora na sua vida profissional e pessoal
Atualmente, a modernidade e avanço tecnológico vem exigindo cada vez mais empenho e dedicação das pessoas para com o seu trabalho. Estamos enfrentando no dia a dia diversos desafios que requerem maior dedicação, empenho, estudo e atualização tanto dos trabalhadores quanto das empresas. E isso, tem contribuído muito para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente, sobrecarregando assim a saúde mental e física dos trabalhadores de diversas áreas.
Vale ressaltar que o trabalho é um fator determinante e condicionante para a saúde, e em relação a isso, se torna fundamental a saúde para se poder trabalhar! O trabalhador com saúde mental irá produzir muito mais quando se comparado a não ter saúde mental. Mas, é preciso uma colaboração de várias partes (empresas, trabalhadores e o Sistema Único de Saúde (SUS)
Não é mais novidade ouvir falar que as pessoas estão com sua Saúde Mental comprometidas, tais como os transtornos de ansiedade, depressão, pânico e burnout.
Tenho, a devida convicção da necessidade de se buscar alternativas para minimizar os danos causados na Saúde Mental dos Trabalhadores. Visto que, sem saúde mental, não há trabalho, sem trabalho, não há renda, sem renda, não haverá moradia, alimentação, educação, lazer, saúde e outros fatores sociais. Pois, o dinheiro é necessário para ajudar a conquistar todas as questões citadas anteriormente.
Tenho visto e ouvido as pessoas se queixando do trabalho, da sobrecarga física e mental, falta de autonomia para realização das tarefas, condições mínimas para se trabalhar, do assédio sexual e moral no trabalho, metas abusivas, falta de capacitação para acompanhar a tecnologia (por parte das empresas). E, essas queixas são muito comuns nas reuniões com amigos, familiares, nas igrejas e outros ambientes. E sobretudo, os estudos e pesquisas.
Portando, como solução a tais problemas, eu Denise Coelho, proponho que sejam implementadas ações para ajudar o trabalhador e a própria empresa, de uma forma que haja uma conexão de benefícios mútuos entre empresário e empregado, e assim, o trabalho possa fluir de forma prazerosa e mais eficaz.
No que se refere a empresa (gestão), recomendo que: seja implantado um núcleo de saúde mental dentro de cada comércio ou empresa, seja ela pública ou privada, grande ou pequena, objetivando fortalecer o diálogo, orientações quanto a saúde mental de forma individual e coletiva; Melhorar a questão das relações interpessoais; Capacitação dos trabalhadores para agir frente aos desafios no trabalho, e não apenas pedir que os trabalhadores utilizem as ferramentas, principalmente as digitais, sem saber como usar; Que haja uma melhor valorização dos trabalhadores na questão salarial, bonificação, reconhecimento do trabalho enquanto profissional, É necessário, também, que a empresa melhore a organização do trabalho, o clima organizacional e as relações pessoais no ambiente de trabalho.
Buscando assim, conciliar o bem estar entre o empresário e seus trabalhadores (a). E, sem esquecer de ver o limite de forma individual de cada pessoa, visto que cada um tem um limite de tolerância diferente, idades diferentes e organismos que reagem diferente.
Proponho ao trabalhador (a) que este não se prenda ao estigma de não se comunicar com seus familiares, amigos e com a empresa no que tange a sua SAÚDE MENTAL, não devemos subestimar este problema!!. É preciso buscar ajuda de profissionais e familiares, para tentar resolver o problema mental em fases iniciais. Evitando o agravamento da doença.
Reforço isso, em virtude do estigma social quanto aos Transtornos Mentais, pois as pessoas tendem a esconder seus momentos de mal estar por ansiedade e depressão com vergonha ou medo do que os outros vão pensar. É primordial estar bem para que você possa realizar suas atividades no trabalho.
Quanto ao SUS, para melhorar a atenção integral à Saúde mental, recomendo que esta, possa ser vista como prioridade e urgência, buscando formas de ampliar o acesso e a qualidade nos Serviços de Saúde Mental de Iguatu/CE. Com a melhoria da qualidade do atendimento à população bem como a criação e ampliação de unidades com atendimento à saúde mental de forma eletiva e emergencial. Que haja também, uma interface entre os níveis de atenção primaria, secundaria e terciária na Saúde.
Denise Coelho de Souza
Enfermeira do Trabalho e Mestre em Saúde Pública (UFC)
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias2 semanas atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans

