Brasil
Saúde deve ser a área prioritária do governo, aponta pesquisa
As longas filas, a demora no atendimento, os contratempos para marcação de consultas, exames e cirurgias deixam os brasileiros mais angustiados com os serviços de saúde. A angústia não está apenas no pensamento, mas se reflete, com dados reais, em uma pesquisa que acaba de ser divulgada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
Segundo a pesquisa do Instituto Datafolha, encomendada pela CFM, os brasileiros consideram a saúde como a área que o governo deve dar prioridade. De acordo com o levantamento, 43% dos entrevistados apontaram a saúde como o tema que merece maior preocupação, seguido por educação, com 27%, e combate à corrupção, com 10%. O Instituto Datafolha entrevistou, entre os dias 10 e 12 de agosto, 2.069 pessoas com 16 anos ou mais.
Embora os números sejam significativos, houve uma queda em relação à pesquisa semelhante, realizada ano passado. Em 2014, 57% avaliaram que a saúde era a área que carecia de maior atenção. “Acreditamos que a redução não esteja ligada à melhora nas condições de atendimento e infraestrutura de saúde, mas, sim, a problemas que se tornaram mais agudos nas outras áreas, ligados, por exemplo, ao Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e à corrupção”, avaliou o presidente do CFM, Carlos Vital.
Uma das principais dificuldades enfrentadas por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) é o tempo de espera para receber atendimento. A pesquisa revela que um quarto dos entrevistados aguardava mais de 12 meses para serem atendidos. Do total de ouvidos, 16% disseram esperar entre 6 e 12 meses e 39%, de um a seis meses. Quanto maior a complexidade do procedimento, maior a dificuldade para o acesso. Para fazer cirurgias, por exemplo, 44% disseram aguardar mais de 12 meses.
Fonte: ceará Agora
-
Brasil3 dias atrásMarco Nanini pede desculpas após polêmica com retirada de intérprete de Libras durante peça
-
Brasil3 dias atrásAnvisa aprova novo medicamento para tratamento de câncer de pulmão avançado
-
Mundo3 dias atrásPapa Leão XIV não precisará de tratamento adicional contra câncer de pulmão
-
Esportes3 dias atrásMorre aos 67 anos Jorge Veras, ex-atacante que marcou história no Ferroviário e no Grêmio
-
Ceará3 dias atrásFuncionários da Amazon no Ceará denunciam salários abaixo do mínimo e relatam humilhações
-
Noticias3 dias atrásNordeste terá R$ 340 milhões para modernizar redes elétricas e reduzir cortes de energia
-
Ceará3 dias atrásCidadãos podem solicitar imagens de câmeras de monitoramento de Fortaleza; veja como
-
Brasil3 dias atrásInfluenciadora Malévola Alves e amiga são liberadas após prisão no Egito
