Brasil
Saúde deve ser a área prioritária do governo, aponta pesquisa
As longas filas, a demora no atendimento, os contratempos para marcação de consultas, exames e cirurgias deixam os brasileiros mais angustiados com os serviços de saúde. A angústia não está apenas no pensamento, mas se reflete, com dados reais, em uma pesquisa que acaba de ser divulgada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
Segundo a pesquisa do Instituto Datafolha, encomendada pela CFM, os brasileiros consideram a saúde como a área que o governo deve dar prioridade. De acordo com o levantamento, 43% dos entrevistados apontaram a saúde como o tema que merece maior preocupação, seguido por educação, com 27%, e combate à corrupção, com 10%. O Instituto Datafolha entrevistou, entre os dias 10 e 12 de agosto, 2.069 pessoas com 16 anos ou mais.
Embora os números sejam significativos, houve uma queda em relação à pesquisa semelhante, realizada ano passado. Em 2014, 57% avaliaram que a saúde era a área que carecia de maior atenção. “Acreditamos que a redução não esteja ligada à melhora nas condições de atendimento e infraestrutura de saúde, mas, sim, a problemas que se tornaram mais agudos nas outras áreas, ligados, por exemplo, ao Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e à corrupção”, avaliou o presidente do CFM, Carlos Vital.
Uma das principais dificuldades enfrentadas por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) é o tempo de espera para receber atendimento. A pesquisa revela que um quarto dos entrevistados aguardava mais de 12 meses para serem atendidos. Do total de ouvidos, 16% disseram esperar entre 6 e 12 meses e 39%, de um a seis meses. Quanto maior a complexidade do procedimento, maior a dificuldade para o acesso. Para fazer cirurgias, por exemplo, 44% disseram aguardar mais de 12 meses.
Fonte: ceará Agora
-
Iguatu3 semanas atrásGestão de Iguatu é denunciada à Organização Internacional do Trabalho, órgão internacional ligado à ONU, por supostas práticas antissindicais
-
Americando3 semanas atrásAMERICANDO: 93 anos do “Arado”
-
Noticias3 semanas atrásFunceme prevê redução gradual das chuvas no Ceará ao longo da semana
-
Noticias3 semanas atrásIrã afirma que não pretende realizar nova rodada de negociações com os Estados Unidos
-
Noticias3 semanas atrás128 municípios do Ceará estão sob alerta de chuvas intensas até as 23h59 desta segunda-feira (20)
-
Noticias3 semanas atrásSérie D: Iguatu e Maracanã mantêm embalo na 3ª rodada, enquanto Ferroviário sofre primeira derrota
-
Brasil2 semanas atrásBYD: Venda de 4.300 carros em um fim de semana expõe virada industrial no setor automotivo
-
Iguatu2 semanas atrásO único lugar onde marketing e propaganda vêm antes de trabalho é no dicionário — gasto milionário levanta questionamentos em Iguatu

