Rotas Imobiliárias

ROTAS IMOBILIÁRIAS: A Alta da Taxa SELIC e o Mercado Imobiliário

Published

on

O fantasma da inflação voltou a assustar o país nesses últimos dias, causando recuo na economia e preocupação em especial aos investidores. Em razão disso, mais uma vez a taxa SELIC teve aumento e desta vez em um ponto percentual, passando a 6,25% ao ano e voltando ao patamar verificado em agosto do ano 2019.

A alta ainda não preocupa o mercado imobiliário pelo menos por enquanto, em razão deste encontrar-se em um período de aquecimento com taxas de juros ainda atraentes, seja nos bancos públicos ou particulares que tem acelerado as transações imobiliárias seja em casas ou apartamentos.

O presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, Luiz Franca, destacou que “as condições para aquisição da casa própria permanecem atraentes, a contratação de crédito imobiliário continua crescendo e a elevação da Selic não vai inviabilizar os planos de quem está em busca de um imóvel”. Assim, a expectativa é de que o mercado ainda não seja atingindo no momento atual por esse aumento da SELIC, embora é esperado que as taxas de financiamento sejam revistas em curto prazo, o que ainda poderá ocorrer em razão das previsões de aumento de inflação nos próximos meses.

Por fim, esse poderá ser um bom momento para investimento na compra da casa própria ou de imóvel para investimento, sendo o futuro ainda obscuro do que poderá vir a ocorrer no mercado imobiliário.

*Por Francinildo Lima, advogado, corretor de imóveis e especialista em Direito Imobiliário.

EM ALTA

Sair da versão mobile