Brasil
Renato Cariani é alvo da PF em operação contra tráfico de drogas
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (12/12) a Operação Hinsberg, que investiga o desvio de produtos químicos destinados à produção de drogas, especialmente crack. Um dos principais alvos da operação é o influenciador fitness Renato Cariani, conhecido por sua grande presença nas redes sociais, com mais de 7 milhões de seguidores, e a empresa da qual é sócio, a Anidrol Produtos para Laboratórios Ltda.
A operação mobilizou mais de 70 policiais federais e cumpriu 18 mandados de busca e apreensão em endereços localizados em São Paulo, Paraná e Minas Gerais. A investigação é fruto de uma colaboração entre a PF, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO do MPSP) de São Paulo e a Receita Federal.
Segundo informações da PF, o esquema envolvia a emissão fraudulenta de notas fiscais por empresas legalmente autorizadas a comercializar produtos químicos em São Paulo. O grupo utilizava “laranjas” para realizar depósitos bancários, simulando a participação de supostos funcionários de grandes multinacionais, que, na realidade, eram vítimas inocentes.
No total, foram identificadas 60 transações relacionadas às atividades desse grupo, correspondendo a aproximadamente 12 toneladas de produtos químicos, tais como fenacetina, acetona, éter etílico, ácido clorídrico, manitol e acetato de etila. Essa quantidade equivaleria a mais de 19 toneladas de cocaína e crack prontos para o consumo, de acordo com a PF.
A Polícia Federal ressaltou em comunicado que as pessoas envolvidas nos fatos investigados responderão, cada uma conforme sua responsabilidade, por crimes como tráfico equiparado, associação para fins de tráfico, além do crime de lavagem de dinheiro. As penas estipuladas para esses delitos podem ultrapassar 35 anos de reclusão.