Política

Quatro senadores apresentam projeto para reduzir salários no Senado

Published

on

Os vencimentos dos parlamentares seriam reduzidos em 10%.

O líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE), subscreveu proposta que prevê redução em 10% dos salários dos senadores. O projeto de decreto legislativo (PDS 367/2015), de autoria da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), foi protocolado na noite de terça-feira (6/10) e segue para análise na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). O projeto também foi subscrito pelos senadores Randolfe Rodrigues (REDE-AP) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

O texto prevê que a redução dos salários dos senadores será mantida até 31 de agosto de 2016. Determina ainda que essa data será automaticamente prorrogada enquanto vigorar política que impeça a concessão de reajuste salarial aos servidores públicos do governo federal.

A justificativa da proposta, informa que “em virtude do cenário de crise, tornou-se necessário adiar todos os reajustes do funcionalismo federal para agosto de 2016, quando as finanças públicas estarão definitivamente reequilibradas”. E o texto destaca que “não é justo que os servidores deem sua parcela de contribuição ao país, sem que isso seja aplicável também aos agentes políticos”.

O objetivo do projeto é distribuir entre os diversos agentes públicos a cota de sacrifícios para garantir a retomada do crescimento e do reequilíbrio das contas públicas. “Os parlamentares federais têm o dever de, nessa hora de dificuldades, dar o exemplo, mostrando que se preocupam mais com o Brasil do que com sua condição pessoal”, conclui o texto.

*Coordenador de Comunicação do senador José Pimentel

EM ALTA

Sair da versão mobile