Foto:Divulgação

Foto:Divulgação

Um bando formado por cerca de cinco homens atacou duas agências bancárias da cidade de Penaforte (544Km de Fortaleza) e disparou vários tiros contra a fachada do destacamento da PM local, na madrugada de ontem. Conforme informações da Polícia, os criminosos não conseguiram levar nenhuma quantia em dinheiro das instituições financeiras, porque os caixas eletrônicos que foram explodidos, estavam vazios.

 

Toda a ação criminosa durou cerca de 30 minutos. Os assaltantes instalaram os explosivos, por volta das 2h30, na agência do Banco do Brasil, que foi o primeiro alvo. A quantidade de emulsões usada para abrir o caixa eletrônico foi exagerada e a estrutura da agência ficou bastante danificada. O destacamento da PM, que fica vizinho ao banco, também foi atingido.

A viatura da Polícia e um automóvel particular, que estavam nas proximidades foram avariados pelos projéteis disparados pelo bando, que tentou intimidar os policiais e evitar uma possível intervenção. Por enquanto, não se sabe quais tipos de armas foram utilizadas, nem o tipo de explosivo.

“Os colegas que estavam no destacamento ouviram um barulho muito forte e viram muita poeira. Quando correram para ver o que tinha acontecido, se depararam com a parede que dividia o prédio da Polícia com o do banco, no chão. Logo após, foram surpreendidos por vários tiros do lado de fora. Não tinha nada que pudesse ser feito. Se eles tentassem sair, seriam mortos”, disse um policial militar, da 3ªCia do 2ºBPM (Brejo Santo).

Pouco tempo depois, outra explosão aconteceu. Desta vez, um caixa do Bradesco tinha sido atacado. As instalações do banco ficam a aproximadamente 100 metros do Banco do Brasil. Na segunda ação, os criminosos também não obtiveram êxito e empreenderam fuga.

O bando teria escapado da cidade em três carros, um Fiat, modelo Doblò; um Chevrolet, modelo Corsa; um Volkswagen, modelo Space Fox; e em duas motocicletas, em direção a cidade de Verdejante, no Estado do Pernambuco.

Investigação

De acordo com o delegado Raphael Villarinho, titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), já existem indicações de nomes de suspeitos. “Estamos em contato direto com o Estado de Pernambuco, porque temos informações de que eles fugiram para lá. Até o fim da semana, é possível que a gente já tenha conseguido prendê-los”.

O delegado disse ainda, que o bando arquitetou a ação de forma equivocada. “Foram totalmente frustrados. Fizeram uma movimentação muito grande para não conseguirem levar nem um real”, afirmou.

Esta é a segunda vez, que o destacamento da PM de Penaforte é atingido em consequência, de ataques a caixas eletrônicos. Em outubro de 2013, uma situação semelhante, embora menos danosa, foi registrada.

Estes foram os ataques de número 33 e 34 – incluindo explosões, arrombamentos e assaltos – a bancos no Ceará, neste ano. O último ocorreu sexta-fira, dia 4, em São Gonçalo do Amarante.