Iguatu

Prova do ENEM em Iguatu é marcada por poucas filas e salas vazias

Published

on

A edição 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio foi realizada em 2021. Isso por conta dos adiamentos diante da pandemia de Coronavírus. O teste foi realizado em 119 municípios cearenses, mas houve um total de 48% de faltosos nas salas de aula. Alguns relatos no município de Iguatu apontavam salas com poucos participantes durante esse primeiro dia de prova.

O INEP autorizou a abertura dos portões meia hora antes do convencional. Às 11h:30 deste domingo já era possível ver alguns estudantes chegando às escolas com poucas filas. A medida serviria para evitar aglomerações dos participantes.

A reportagem da Mais FM e TV Mais abordou alguns alunos nas escolas: Elze Lima Verde, Filgueiras Lima e Campus Multiinstitucional Humberto Teixeira. A maioria dos entrevistados não concordava com a realização das provas, como foi o caso da estudante Lorena Vieira, 23 anos, que teve uma crise de pânico seguida de choro pelo estresse do momento: “O tema da redação já foi sobre isso, sobre problemas mentais, transtornos psicológicos, e isso contribuiu muito pra pessoas como eu que possui depressão, ansiedade generalizada, síndrome do pânico. Tá aqui no meio de uma pandemia é uma coisa que mexe muito com o psicológico da gente. Logo quando eu cheguei e fui fazer a prova eu já tive uma crise, comecei a chorar, fiquei amedrontada porque é bem sério, eu já fui contaminada por Coronavírus e me debilitei muito psicologicamente”. Comentou Lorena na saída do Campus Humberto Teixeira.

Os “atrasadinhos” são figuras constantes em todas as edições do exame, no caso do Ariel Gomes, 21 anos, foi o contrário, pois ele chegou com antecedência para evitar transtornos: “É melhor a gente prevenir do que remediar, então chegando adiantado você tem o tempo pra achar a sala que você tá, dá um repouso na mente, pensar mais um pouco, e faz a prova com sucesso”. Disse o jovem que também afirmou ser favorável à manutenção da prova apesar da pandemia.

REDAÇÃO

Nesse domingo (19), primeiro dia de prova do ENEM foram aplicadas 90 questões de Ciências Humanas e de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira” foi o tema escolhido para a redação, o que não surpreendeu muitos alunos que já vinham treinando possíveis assuntos atuais.

Campus Multiinstitucional Humberto Teixeira (Foto: Daniela Lima/Mais FM/TVMais)
Escola Filgueiras Lima (Foto: Daniela Lima/Mais FM/TVMais)
Escola Elze Lima Verde (Foto: Daniela Lima/Mais FM/TVMais)

EM ALTA

Sair da versão mobile