Noticias

Projeto social de esporte idealizado por PM ajuda crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em Juazeiro do Norte

Published

on

No início de 2019, o policial militar lotado na 1° Companhia do 5° Batalhão do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), cabo Jean Matias, teve a ideia de ajudar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, nos bairros do entorno da 1ª Companhia do 2º Batalhão da PMCE, localizado no bairro Romeirão, em Juazeiro do Norte, no Ceará. Foi então que ele saiu em busca de jovens para participar do projeto.

À época, o policial militar tinha o sonho de estender a iniciativa e, para isso, contou com o apoio da própria PMCE e da Associação Esportiva Tiradentes para a criação um projeto social que contemplasse a região do Romeirão e dos bairros Frei Damião, Triângulo e Pirajá, todos localizados na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado.

O Projeto Tigres da PM, como é conhecido, leva educação por meio de atividades esportivas de futebol para a vida de crianças e adolescentes, com o objetivo de cuidar e promover neles o interesse pelo esporte.

O trabalho do cabo Matias vai além das ações ostensivas na região. A ideia do PM passou de um sonho e começou a mudar a realidade de 100 jovens, por meio da propagação de uma cultura de paz nas comunidades com o envolvimento dos jovens na ação social, e assim, conseguindo distanciá-los do crime e das drogas.

Quando o policial militar viu a necessidade de inseri-los na prática esportiva, começou a acolher os alunos e dar aulas na escolinha de futebol que funciona na sede da 1ª Companhia do 2º Batalhão da Polícia Militar do Ceará, no bairro Romeirão.

“Atuo no CPRaio, onde tenho orgulho de servir junto de meus companheiros de farda, mas passei a enxergar além da missão. Como profissional de Educação Física, vi a importância da intervenção social através do esporte, procurando assim interagir com crianças e adolescentes em situação de conflitos ou de vulnerabilidade social. Foi a partir dessa visão, que apresentei à Associação Esportiva Tiradentes o projeto. Queria despertar no público-alvo a técnica do futebol para potencializar futuros atletas, e dessa forma, modificar essa realidade desse jovens para que eles compartilhem de forma mútua, durante os treinos de futebol, valores como o respeito, a cooperação, a solidariedade, a tolerância, a disciplina, entres outros, para que eles consigam enfrentar os desafios na vida”, explica o cabo Matias lotado na 1° Companhia do 5° Batalhão do CPRaio.

Fonte: Governo do Ceará

PODCAST MAIS SAÚDE – Edição de 19 de março, com Paulinho Neto

EM ALTA

Sair da versão mobile