Regional

Projeto São José: Comunidades em Icó são beneficiadas com galpão, tratores e equipamentos agrícolas

Published

on

As associações comunitárias dos sítios Forquilha e Mandacaru, em Icó, comemoraram conquistas recebidas, por meio do Projeto São José do governo do Estado. As duas entidades foram contempladas com um galpão e vários equipamentos agrícolas: trator, colheitadeira, plantadeira, grade de arado e uma carreta basculante.

Os equipamentos e o galpão têm o financiamento do Banco Mundial e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA). O Instituto Elo Amigo realiza a assessoria técnica qualificada aos participantes do projeto das duas associações.

Forquilha e Mandacaru foram selecionadas para apresentar bons resultados em edições do projeto. Cerca de R$ 320 mil foram investidos na construção do Galpão da associação, aquisição de trator e equipamentos agrícolas.

Em sua terceira etapa, o projeto São José III visa ao desenvolvimento produtivo rural de mais de 290 associações em todo o Estado do Ceará.

José Ricardo é técnico de campo do Projeto São José III e frisou que a assessoria técnica feita pelo Instituto Elo Amigo visa desenvolver a produção agropecuária e resgatar, em cada propriedade, o potencial produtivo. “Nós estamos fazendo, em parceria com agrônomos e veterinários, a identificação do ponto forte de produção da família, ou seja, ajudar a desenvolver o que ela melhor produz e assessorar para que os resultados sejam os melhores possíveis”, explicou.

A presidente da Associação do sítio Mandacaru, Fernanda Vicente de Sousa, disse que os equipamentos chagaram em boa hora e que serão beneficiadas quase 80 famílias. “Serão 17 famílias associadas no Projeto e mais de 50 pessoas que não são associadas, mas que também poderão usar os equipamentos a baixo custo”, disse Fernanda.

Conforme o presidente do conselho deliberativo do Instituto Elo Amigo, Marcos da Silva, para se obter um trabalho bem feito, é importante ir além do que se é predeterminado no Projeto. “Nós estamos assessorando, mas não nos restringimos apenas a isso e ajudamos com a parte de documentações, organizações e gestão para que o projeto possa alcançar maior êxito possível, em 16 associações que estamos assessorando atualmente”, pontuou.

O morador do sítio Conceição, Manuel Bonfim Silvestre, de 79 anos, faz parte da associação e está contente com os equipamentos, já que o trabalho braçal irá diminuir e os resultados serão obtidos com maior rapidez. “O que a gente demorava um mês pra fazer, com esse trator, colheitadeira, plantadeira, a gente faz em um dia”, frisou o produtor rural.

Atualmente o Instituto Elo Amigo tem prestado assessoria técnica em 16 Associações ligadas ao Projeto São José, em diversos municípios do Centro-Sul, Vale do Salgado e Cariri, tendo a Fetraece e a Rede Cearense de Ater como grandes parceiros nesta articulação. O Projeto São José III visa apoiar o desenvolvimento rural no Estado do Ceará, possibilitando a melhoria de vida de agricultores e agricultoras familiares.

EM ALTA

Sair da versão mobile